Unidades de Saúde da Família realizarão atendimentos durante o final de semana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 03 de maio de 2024 às 07:18

USFs entram em operação das 7 às 19 horas, oferecendo serviços médicos e de enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos e serviço de ambulância

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estenderá o horário de funcionamento, neste final de semana, dias 4 e 5 de maio, nas Unidades de Saúde da Família (USF) José Hermes Damaso (Setor Sul) e Arno 61 (503 Norte). A medida visa lidar com o aumento da circulação de vírus respiratórios e aliviar a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Com a ampliação do serviço, as USFs irão operar das 7 às 19 horas, oferecendo serviços médicos e de enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos e serviço de ambulância para pacientes que necessitarem.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, localizada em Taquaruçu ficará aberta para serviços de pronto-atendimento de urgências, no entanto,  não será feita a dispensação de medicamentos e vacinação no local.

Atendimentos

A área técnica da Semus ressalta que os pacientes devem procurar as USFs e UPAs de acordo com os sintomas. Confira algumas dessas situações:

USF - Em caso de sintomas gripais leves, como dor de cabeça, dor no corpo e febre moderada, a população poderá procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Família que estarão em funcionamento durante o final de semana. Além disso, os pacientes ainda têm acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, acompanhamento de doenças como hipertensão, cefaleia e outros sintomas leves. Pacientes identificados nas UPAs com esses sintomas, poderão ser encaminhados para as USFs.

UPA - As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) operam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, incluindo pressão alta, febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com uma estrutura simplificada que inclui raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, as UPAs contribuem para a redução das filas nos prontos-socorros hospitalares.