A 8ª edição da Feira Cultural da Escola Municipal Maria Júlia será realizada nesta sexta-feira, 25, a partir das 7h30, na sede da própria escola, localizada no Jardim Aureny III. O evento, que já se tornou tradição na comunidade, vai abordar por meio de 15 oficinas os temas trabalhados pelos professores, durante o ano letivos. A feira é aberta à comunidade e as atividades vão ser realizadas nos dois turnos, das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Segundo a coordenadora da Feira Cultural, Carlene Saraiva de Deus, a cada ano o evento procura inovar, oferecendo temas inéditos para as oficinas. Ela explica que os professores verificam quais temas despertam maior interesse entre os alunos e procuram complementar o debate por meio da arte. “As oficinas são planejadas conforme as demandas apresentadas pelo alunos. Um exemplo disso é a oficina Horta Escolar, que surgiu ao percebermos a necessidade e o interesse dos estudantes de fazerem suas próprias hortas em casa”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, a cada edição do evento é feita uma avaliação para verificar a aceitação dos temas propostos. “Algumas oficinas, como a de dança e de teatro, se repetem, pois a procura é sempre muito grande”, explicou, acrescentando que os cursos são ministrados pelos professores, servidores do quadro administrativo, além parceiros da própria comunidade.
A Feira Cultural da Escola Municipal Maria Júlia, deste ano, oferece as seguinte oficinas: dobraduras, horta escolar, cartografia, culinária alternativa, pintura em face, circo, sexualidade na adolescência, arte em feltro, corpo em ação, teatro, dança mulheres da matemática, entre outras. Uma das novidades desta edição é a participação do grupo Jovens com uma Missão (Jocum), que irá ministrar as oficinas de teatro e arte na face.