Menu
Redes sociais

Guardas metropolitanos de Palmas realizam ato de solidariedade no Hemocentro

Mobilização teve adesão de 23 membros da Guarda Metropolitana de Palmas

Guardas metropolitanos de Palmas realizam ato de solidariedade no Hemocentro

Data da publicação: 29/10/2025


Vinte e três guardas metropolitanos de Palmas, incorporados este ano, protagonizaram nesta quarta-feira, 29, uma ação de cidadania que vai muito além da segurança pública: a doação de sangue. A data é uma homenagem ao ato de criação do Corpo de Guarda Municipal Permanente pelo Regente Feijó em 10 de outubro de 1831, como parte da organização da Guarda Nacional, e oficializada pela Lei nº 12.066 de 2009. A data é considerada o Dia do Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

A iniciativa já é uma tradição na corporação. Todo ano a ação é repetida como forma de conscientizar e engajar guardas e familiares e inspirar a população a seguir o exemplo e abastecer os estoques do Hemocentro. Para o guarda Adalberto Júnior, a doação de sangue já é uma constante em sua vida. “eu já doava sangue, duas vezes por ano, antes de me tornar guarda municipal, e comemorar a data dedicada à minha profissão com um gesto que, para mim, é sinônimo de empatia e cidadania, só reforça minha certeza de que escolhi a carreira certa.”

“Nós já temos entre os novos guardas pessoas que doam sangue de forma contumaz e a nossa intenção é transformar cada um dos novos membros, desde o seu primeiro contato com o dia a dia da GMP em multiplicadores de atos de cidadania. Nosso dever é estar presentes onde quer que a população necessite e este ato complementa a nossa missão de proteger”, enfatiza o subcomandante Pires.

As doações da Guarda Metropolitana foram um alento para o Hemocentro, órgão da Secretaria da Saúde do Estado. “É muito animador vermos ações como essa, quando no dia a dia é tão difícil a captação de doadores. E cada doação que estamos recebendo terá reflexos profundamente benéficos na vida de, pelo menos, quatro pessoas que estão em situações graves nos hospitais. Nossos estoques estão baixos e contamos com ações assim, de empresas e de órgãos públicos para manter uma estrutura mínima para o atendimento”, informou o técnico de captação de Doadores do Hemocentro, Danilo Parente.

A população de Palmas pode contribuir com essa corrente do bem. Basta procurar o Hemocentro mais próximo e realizar sua doação. O Hemocentro Coordenador fica localizado na ACSU-NO 40 (301 Norte), Conjunto 02, lote 01. Há também uma Unidade de Coleta no anexo do Hospital Geral de Palmas (HGP).

Texto: Luciano Moreira

Edição: Juliana Matos