Menu
Redes sociais

Palmas está entre as oito capitais com situação fiscal confortável, aponta estudo

Levantamento feito pela consultoria Tendências levou em consideração seis indicadores de contas públicas  

Palmas está entre as oito capitais com situação fiscal confortável, aponta estudo

Data da publicação: 20/02/2020



Com nota 8,79, Palmas ocupa o segundo lugar no ranking das oito capitais brasileiras com situação fiscal confortável. O levantamento feito pela consultoria Tendências levou em consideração seis indicadores de contas públicas, em que cada um possui um peso diferente para a obtenção da final, sendo: endividamento (20%); poupança corrente (25%); liquidez (25%), resultado primário (15%), despesa com pessoal e encargos sociais (10%) e investimentos (5%). As notas atribuídas vão de 0 a 10, e baseadas em informações dos anos de  2017 a 2019.

 

Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o resultado é fruto de uma boa política fiscal sem onerar o contribuinte. “Buscamos um equilíbrio permanente entre receitas e despesas para garantir a saúde fiscal da nossa Capital”, destaca.

 

As demais capitais que aparecem no levantamento e suas respectivas notas são: Rio Branco (9,06), Boa Vista (8,3), Curitiba (8,01), Porto Velho (7,95), Vitória (7,3) Aracaju (6,37) e Manaus (6,29). As quatro capitais com índices baixos são Florianópolis (3,32), Natal (2,45) Rio de Janeiro (2,1) e Maceió que aparece com nota 0.

 

Em entrevista ao portal de notícias G1, o economista e responsável pelo estudo, Fabio Klein, afirmou que o quadro nas capitais é bastante heterogêneo, e que muitas delas refletem um pouco a situação fiscal dos Estados.