Menu
Redes sociais

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional

GIPP objetiva articular políticas públicas que assegurem condições adequadas de moradia às famílias palmenses

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional

Data da publicação: 11/09/2025


A Prefeitura de Palmas sediou, na manhã desta quarta-feira, 10, a 1ª reunião do Grupo Institucional do Poder Público (GIPP). Presidido pela Secretaria Municipal de Habitação, o encontro contou com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo; Educação; Saúde; Ação Social; Guarda Metropolitana; Infraestrutura e Obras Públicas; Mobilidade Urbana e Defesa Civil; e Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária.

Instituído pelo Decreto nº 2.715/2025, o grupo funciona como uma instância formal de governança participativa e tem como objetivo articular políticas públicas que assegurem moradia adequada às famílias atendidas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. A iniciativa possibilita a integração de diferentes áreas e a implementação do Plano de Ações de Demandas Prioritárias, contemplando também a participação de grupos representativos locais.

Demandas abordadas

Dentre os assuntos abordados na reunião, esteve a apresentação do panorama da política habitacional em Palmas, com destaque para os empreendimentos Parque dos Ipês I, II e III, que contam com 496 unidades habitacionais em construção. Também foram detalhados os Planos de Trabalho Social (PTS) dos empreendimentos Araras I e II, Jardim Vitória I e II e Ipê Amarelo, que já têm ordem de serviço emitida e terão a execução acompanhada pelo colegiado.

Os encaminhamentos aprovados incluem a formalização da ordem de serviço dos PTS, a designação de responsáveis pelas primeiras ações e a definição da agenda de acompanhamento.

O secretário municipal de Habitação, Marlen Ribeiro, ressaltou a importância do GIPP como um marco para a política habitacional de Palmas. Ele assegurou que o Programa Minha Casa, Minha Vida será implementado de forma integrada, "garantindo que, além da moradia, as famílias tenham acesso a políticas públicas essenciais que promovam cidadania, dignidade e qualidade de vida".

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, acrescentou que o grupo pode iniciar testes em uma área específica para que a experiência piloto permita "identificar pontos de melhoria e, a partir daí, organizar os próximos passos com mais segurança e eficiência".

A próxima reunião do colegiado será definida nos próximos dias, consolidando o GIPP como espaço permanente de governança e integração intersetorial no âmbito da política habitacional da Capital.

Texto: Tainara Saraiva
Edição: Fernanda Sousa

Próxima reunião será definida em breve