01 março 2018 às 12:14

Eventos artísticos e projetos culturais foram destaques em fevereiro na FCP

Somente pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, 15 projetos culturais foram premiados

Com exposição na Galeria de Arte, sessões de cinema e espetáculos teatrais, o fluxo de visitantes tem aumentado na Fundação Cultural de Palmas (FCP). Além de o público apreciar a exposição “LERoManual”, teve início, no último mês, a temporada teatral da famosa história eternizada pelos “Irmãos Grimm” e “Branca de Neve e os Sete anões”, com visitas agendadas das escolas.

 

Para quem curte um cineminha, a ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, trouxe um grande público ao Festival Ópera na Tela. A presença do cineasta André Araújo foi destaque da maratona, em que apresentou aos cinéfilos um panorama do Oscar com ênfase no filme “O Destino de Uma Nação”, ressaltando a indicação de Gary Oldman, indicado como Melhor Ator. Essa maratona do Oscar continua no Cine Cultura, com a exibição de mais dez filmes.

 

A intervenção artística na cúpula do Espaço Cultural está chamando a atenção com a inspiração dos trabalhos realizados pelos alunos da Casa de Cultura Maria dos Reis, de Taquaruçu. A FCP lançou o desafio de trazer um olhar da essência da natureza tocantinense e aplicar como forma de arte pública.

 

Fevereiro foi um mês em que editais viabilizaram projetos culturais. Por meio de edital, foram premiados dez entidades e coletivos culturais na Capital em 2017. A Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (Amfetaq) realizou a Feira da Serra de Taquaruçu, que atraiu o público para apreciar a gastronomia, conhecer o artesanato e os produtos agrícolas produzidos na comunidade.

 

Outro edital lançado foi o de Concessão de Pauta para Uso Público da Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila) do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, voltado aos artistas que desejam realizar exposições de artes visuais, individuais e coletivas.

  

O projeto premiado Arte e Cidadania no Circo (Cia de Circo Os Kaco) também ofereceu atividades culturais gratuitas, com aulas de circo, capoeira, percussão e literatura para toda a comunidade de Taquaruçu e região.

 

Além do resultado definitivo que premiou 15 projetos culturais pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic-2017), a Fundação divulgou o resultado da seleção dos novos integrantes do Coral Municipal de Palmas.

 

  

 

(Edição e postagem: Iara Cruz)

 

Tags: