Educação em Tempo Integral de Palmas é modelo de inclusão social nos esportes e nas artes

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 15 de maio de 2024 às 13:12

Na rede municipal de ensino, são 19 unidades educacionais que oferecem essa modalidade de ensino

“Um celeiro de possibilidades de talentos”. Assim, a diretora da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, Marialice Thomaz, descreve as oportunidades oferecidas pelo modelo de integralidade de ensino ofertado no Município e que se consolida como um sucesso na Capital. A Educação de Tempo Integral na Capital é tema desta que é a segunda matéria especial de série desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) sobre avanços da Educação de Palmas em seus 35 anos, celebrados no próximo dia 20 de maio.

Segundo a gestora, diversas linguagens artísticas, culturais e esportivas são acessíveis a milhares de estudantes matriculados nas 19 unidades educacionais, que oferecem o ensino integral, em Palmas. De Norte a Sul, as Escolas de Tempo Integral seguem promovendo inclusão social, ampliando a oferta de experiências aos alunos para além do currículo regular. Atividades como dança, teatro, música e esportivas (judô, capoeira e natação) são oferecidas dentro das instituições escolares. “Observamos que muitos alunos teriam dificuldades de ter acesso no dia a dia a esse bens culturais e esportivos. Então é uma alegria muito grande a escola poder proporcionar essa oportunidade a todos eles”, destaca ainda a diretora, acrescentando que muitos talentos e habilidades foram descobertos dentro da escola e hoje seguem se destacando além dos muros da unidade educacional. 

É o caso do ex-aluno Jairo Rosa Neto, que estudou na unidade do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Lá, ele se destacou na natação e hoje se tornou um dos nomes reconhecidos no esporte. Além de Palmas, o atleta já competiu no Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e em Maceió (AL). “Sigo sempre dando o meu melhor e grato à escola onde aprimorei minhas técnicas de natação e hoje o esporte faz parte da minha rotina como competidor”, avalia.  

Assim como Jairo, a aluna do 8º ano Isabela Guimarães também encontrou uma atividade prazerosa na escola. Ela conta que faz, há três anos, parte da fanfarra da unidade, onde toca instrumentos de percussão. “Eu gosto bastante de participar dessas atividades e, antes da fanfarra, eu fiz aulas de dança, teatro e capoeira. São muitas possibilidades acessíveis que temos aqui”, destaca a aluna. 


Região Sul

A diretora da ETI Anísio Teixeira na região Sul de Palmas, Cleudemar Abreu, também ressalta a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas oferecidas na escola, como dança, música, teatro, judô, natação, além de projetos voltados para o meio ambiente e novas tecnologias. “Temos muitos alunos que seguiram suas profissões a partir de experiências vivenciadas aqui na escola, como o aluno egresso Maycon Cardoso, que hoje é um excelente professor de dança”, revela a gestora. 

Na ETI Eurídice de Melo, a diretora Juliana Queiroz Silva, destaca o projeto de música desenvolvido na unidade em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas. “É um projeto riquíssimo e lindo. Os alunos participam das aulas e tocam em vários eventos. Eles entram em contato direto com a música clássica, conhecem os instrumentos e seguem uma profissão ligada à música”, diz, acrescentando que é mais uma oportunidade de aprendizado artístico. 

Além disso, a gestora cita os festejos juninos que já se aproximam como um grande evento esperado pelos alunos e que envolvem toda comunidade. Iniciativas voltadas ao meio ambiente, como os Projetos Germinar e Horta, também estão no rol das atividades à disposição dos alunos que frequentam o ensino integral na rede municipal de ensino de Palmas. “Todos, sem exceção, são incluídos nas ações e têm a oportunidade de experimentar e partilhar suas habilidades e talentos”, conclui a gestora. 

 


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