Morada do Sol II recebe Mostra de Cinema Palmense – Memórias da Cidade

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 14 de maio de 2024 às 14:30

Exibição acontecerá no Projeto Cinema a Pracinha de 15 a 29 de maio de 2024

Em comemoração ao aniversário de Palmas, a Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol II, receberá de 15 a 29 de maio a  Mostra de Cinema Palmense – Memórias da Cidade, que exibirá produções dos últimos 35 anos de Palmas a partir das histórias contadas por sua gente.  A entrada é gratuita.

A programação é composta por filmes dos cineastas André Araújo, Hélio Brito, Roberto Giovanetti, Wertem Nunes, Marcelo Silva, Eva Pereira, Wherbert Araújo, Gleydsson Nunes, Karla Daniela Pinheiro e Túlio de Melo. “Uma mostra sobre a cinematografia e memória da cidade de Palmas a partir do olhar de vários cineastas. Desde a sua construção até os dias atuais”, afirma a curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas. 

O objetivo é exibir registros das primeiras produções cinematográficas da cidade, suas histórias, sua cultura, seu crescimento e principalmente o olhar de vários cineastas por meio da cinematografia Tocantins, unindo o passado e o futuro da cidade.

Programação

15/05/2024 (qua)
16h - Palmas Eu Gosto de Tu, André Araújo; Hélio Brito; Roberto Giovanetti, Wertem Nunes, Marcelo Silva e Eva Pereira
Ficção, Brasil, 2014, 95 ‘
Classificação: Livre

 

22/05/2024 (qua)
16h -
Zé onça, Relatos de uma Memória, Túlio de Melo /Documentário| Brasil|2021|17’/ Classificação: Livre

16h30 - Terminal de Lembranças, Gleydsson Nunes / Documentário| Brasil| 2012| 25’/ Classificação: Livre

17h -1989, André Araújo/ Documentário| Brasil| 2014|15’ / Classificação: Livre

 

25/05/2024 (sáb)
19h10-
Palmas Eu Gosto de Tu, André Araújo; Hélio Brito; Roberto Giovanetti, Wertem Nunes, Marcelo Silva e Eva Pereira/ Ficção, Brasil, 2014, 95 ‘/ Classificação: Livre

 

29/05/2024 (sáb)
16h -
A Hora Mágica, Wherbert Araújo/ Ficção| Brasil| 2012| 30’/ Classificação: Livre

16h40 - Ouça-me, Roberto Giovannetti e André Araújo / Drama| Brasil| 2015| 38’/ Classificação: Livre

17h30 - Arte Rima, Karla Daniela Pinheiro Campos / Documentário|Brasil|2023|14’/ Classificação: Livre

 

Sinopses

Palmas Eu Gosto de Tu
 As histórias se passam em diversos pontos conhecidos do palmense, como a Praia da Graciosa, Praça dos Girassóis e Taquaruçu, embalados por uma trilha sonora original assinada pelo maestro Heitor Oliveira e pelo compositor e intérprete Paulo Vieira produzida exclusivamente para o longa. O filme apresenta a cidade como um personagem em si e o público pode esperar vários pontos de identificação. Afinal, é a nossa cidade que estará na tela do cinema. Trailer: https://youtu.be/PrzxjqdAF4s

 

Terminal de Lembranças
 Os lugares desaparecem. “As Histórias, não”, relata a história de pessoas que vieram para a Capital do Estado nos primeiros anos de sua construção e ao chegarem aqui encontram uma realidade bem diferente da propaganda que faziam da cidade. "Terminal de Lembranças" mostra também a realidade dos comerciantes que foram transferidos da antiga rodoviária para o Rodoshoping, um lugar distante e sem o movimento necessário para o funcionamento de comércio popular.

 

Arte Rima
A Batalha de Rima contagia a comunidade do rap Palmense, reunindo diferentes periferias e causando a integração entre elas na luta contra o preconceito, mazelas sociais e a favor da arte e cultura. Curta selecionado para o II Festival Curta Palmas.


Zé Onça, Relatos de uma Memória
É um documentário de curta-metragem de caráter biográfico. O filme que conta a história de um personagem chamado Zé Onça, um pescador. O doc-biográfico busca reconstruir a vida do personagem a partir dos relatos da sua história em seus momentos de pescarias. Além do nome intrigante de Zé Onça, o documentário busca reviver a memória e as lembranças do personagem através de seus contos e de animações em 3D de fotografias de arquivo pessoal. A história de Zé Onça representa uma das características culturais e populares das pessoas do antigo norte goiano, hoje, atual estado do Tocantins. O documentário traça um perfil particular do seu povo através da simplicidade, da dificuldade do passado e o modo de vida de seus populares.

1989
O dia 20 de maio de 1989 foi marcado no Tocantins por uma grande festa, o início da construção de Palmas, sua Capital. Neste dia, Sidinei Madalena, repórter cinematográfico, acompanhou cada movimento das 10 mil pessoas que invadiram o que era, até então, uma fazenda descampada. Agora, ele relembra essa data vendo suas imagens.

 

Ouça-me
Narra a história de Roberto, um motorista de ônibus perto de enfrentar uma dramática transformação em sua vida.

 

A Hora Mágica
 No brilho das águas do rio que corta uma cidadezinha do interior, três irmãos viam espelhados os encantos da meninice. Era o avô quem os guiava, a cada entardecer, àquele universo mágico, em momentos que marcariam suas vidas para sempre.