Servidoras da rede municipal de ensino participam de Seminário de Enfrentamento às Violências contra a Criança

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 09 de maio de 2024 às 08:59

Técnicas da Diretoria de Ensino Fundamental promovem conhecimentos para educação de qualidade e comprometida com a prevenção e combate à violência

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi representada pela psicóloga Anna Flávia Aires Ferreira, pela assistente social Sabrina Gomes de Sousa e pela orientadora educacional Tatiana Martins na abertura da Agenda Faça Bonito no Tocantins, que faz parte do Seminário de Enfrentamento às Violências contra a Criança e Adolescente: compreensão, identificação e intervenção, realizado nesta quinta-feira, 9, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

O evento, articulado junto aos parceiros da Rede de Proteção, é capitaneado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) e reúne nos dias 9 e 10 de maio agentes que atuam no combate à violência contra crianças e adolescentes. As técnicas da Semed, que fazem parte dos setores de Orientação Educacional e Equipe Multiprofissional da Diretoria de Ensino Fundamental, são responsáveis pela multiplicação das temáticas junto a todos os servidores da rede municipal de ensino, e buscam promover a proteção das crianças e adolescentes por meio de informações e conhecimentos necessários à prática da educação de qualidade comprometida com a prevenção e combate à violência contra crianças.

Na programação do dia 9, temas como análise estrutural, conjuntural e legal das violências contra criança e adolescente, numa perspectiva interseccional, adolescência na contemporaneidade, protagonismo da criança e adolescente nas políticas públicas e violências contra crianças e adolescentes: modalidades, tipos e identificação.

No dia 10, serão debatidos o fluxo de atenção ao atendimento integrado às vítimas e testemunhas de violência, políticas de educação, saúde e assistência social no enfrentamento de violências, política de salvaguarda e proteção à criança e adolescente e criação, instalação e funcionamento do Comitê de Gestão da Rede de Cuidado e Proteção Social de vítimas e testemunhas de violência. No encerramento, haverá um ato político em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.

A orientadora educacional Tatiana Martins considera que a educação se apresenta como um espaço complexo de acolhimento, proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Ações cotidianas são realizadas nas escolas para promover a cultura da paz. Na busca pela mudança social pela mudança de pensamento, os profissionais da educação assumem o importante papel no fluxo de atenção e denúncia de casos suspeitos ou confirmados de violência, pois as revelações espontâneas geralmente ocorrem no ambiente escolar.

“Todas as unidades desenvolvem projetos voltados à Cultura da Paz, em parceria com órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar, Busca Ativa Escolar, Conselhos e demais parceiros da saúde e assistência social. É uma grande rede que necessita atuar de forma dialogada, articulada e integrada frente aos desafios que circundam a garantia de direitos das crianças e adolescentes”, finaliza.