Superintendente da Sesmu conhece inovações durante encontro sobre Educação para o Trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Marcio Greick / Secom | Publicado em 14 de maio de 2024 às 08:36

Em visita a Palmas, gerente de Negócios de empresa de tecnologia apresentou novidades voltadas para o setor

A superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Valeria Oliveira, recebeu na manhã desta sexta-feira, 10, a diretora de Negócios Ana Paula Dowsley, representante de empresa de soluções tecnológicas voltadas para a educação para o trânsito de Recife (PE). 

Na oportunidade, Ana Paula Dowsley apresentou diversos recursos tecnológicos em realidade virtual, gameficação, vídeos informativos, acesso a e-books sobre os temas e recursos interativos dos objetos da maquete interativa, como a Sala de Controle que é composta por carros controláveis remotamente e Sistema de Supervisão de Tráfego. 

Na Sala de Controle, o aluno tem acesso a uma maquete à distância e deverá percorrer a minicidade em tempo real, utilizando um carrinho com câmera controlado por um cockpit, visualizando a maquete em imagens transmitidas em alta definição. Nesta sala é instalada boa parte dos controles digitais necessários para o funcionamento dos recursos.

Outra novidade foi a Cidade Interativa, que é uma representação de uma minicidade, com vias públicas sinalizadas, com edificações, tráfego e pontos turisticos caracteristicos construídos com peças de montar. A cidade possui semáforo automatizado e diversos recursos tecnologicos para o desenvolvimento motor e psicológico das crianças.

Outra  novidade foi o kit didático 'Transitando', que é composto por livro didático, óculos de realidade virtual cardboard, jogo de tabuleiro de acordo com o segmento do livro, acesso ao aplicativo exclusivo 'Transitando' e kit escolar. 

Valeria Oliveira agradeceu a visita e disse que a educação para o trânsito requer sempre investimentos em novas tecnologias para que haja uma melhoria constante, sempre visando fortalecer o  processo educacional de crianças, jovens e adultos, que vai fazer a diferença na sua formação como cidadão e futuros condutores.