Durante o evento, Vânia Régia detalhou seu processo criativo e a inspiração para sua obra – Foto: Stefânia Royo
Arte e Cultura
17 fevereiro 2025 às 18:27

44ª edição da Roda Literária celebra o lançamento do livro ‘O Despertar’

Obra é composta por poemas que exploram as dualidades da vida e convida o leitor a refletir sobre o amor, a busca por conhecimento e as transformações contínuas da existência

A 44ª edição da Roda Literária, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), trouxe ao público o lançamento do livro de poemas ‘O Despertar’, da escritora Vânia Régia Mota Magalhães. O evento aconteceu na sexta-feira, 14, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, reunindo amigos, familiares e leitores que prestigiaram a realização desse sonho literário.


A obra, composta por poemas que exploram as dualidades da vida, convida o leitor a refletir sobre o amor, a busca por conhecimento e as transformações contínuas da existência. Com uma linguagem poética e filosófica, Vânia Régia compartilha sua visão sobre a natureza, a consciência e o poder da escrita como ferramenta de expressão e autoconhecimento.

Um sonho realizado


Durante o evento, a escritora deu detalhes sobre seu processo criativo e as mudanças que a escrita trouxe a sua vida. “Escrevo sobre, as minhas observações cotidianas, sobre amigáveis conversas, sobre os aprendizados que eu tive e encontros enriquecedores. Tudo isso me inspirou e eu comecei a ser o melhor de mim através da literatura”, disse Vânia.

A pedagoga Mironeide Feitosa Prado, que é sobrinha de Vânia e acompanhou todo o processo de publicação da obra, expressou sua gratidão à Fundação Cultural de Palmas pelo espaço concedido. “Foi uma alegria fazer parte desse processo e ajudar a concretizar esse sonho. Estou imensamente grata à Fundação por todo o apoio, direcionamento e organização do evento. A realização do sonho da minha tia foi em grande estilo”, afirmou.

Valorização da literatura local


O secretário executivo da Fundação Cultural de Palmas, Marcelo Lopes, esteve presente representando a presidente Luara Aquino. Ele reforçou o compromisso da instituição com a valorização da produção literária e da cultura em geral. “A Roda Literária é um espaço essencial para que escritores compartilhem suas histórias e encontrem seu público. Continuaremos incentivando eventos como este para que a literatura tocantinense siga ganhando força e visibilidade. O nosso prefeito Eduardo Siqueira Campos tem um compromisso muito forte com a cultura”, ressaltou.

Texto: Pérola Venâncio

Edição: Iara Cruz