Quem não tem nas lembranças de infância as festas juninas da escola? A sanfona e o forró, de origem nordestina, que migraram para todas as partes do País e colocaram o povo para arrastar o pé nos salões também fazem também parte do imaginário brasileiro. Assim, este ano, sanfoneiros que fazem essa música tão nossa, da nossa gente, serão homenageados no Arraiá da Capital 2024 e farão a recepção do público.
Os músicos Paraíba dos 8 Baixos, Félix Do Acordeon, Cardosinho do Acordeon e Toninho do Bacabal, cada um em um dia de programação, se apresentarão na entrada do evento e serão as primeiras atrações da noite, das 18h30 até as 19h30.
“Este ano a cenografia do Arraiá remete à memória e a tradição. Os sanfoneiros fazem parte da história do Arraiá, foram os primeiros a tocar nessa festa, então nada mais justo que continuem presentes no evento”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis.
Programação receptivo
19/06 – Paraíba dos 8 Baixos
20/06 – Félix Do Acordeon
21/06- Cardosinho do Acordeon
22/06 – Toninho do Bacabal
Cenografia
Depois de anos com o designer e artista visual Gerson Gonzaga sendo o responsável pela identidade visual do Arraiá da Capital, em 2024, a missão coube à também designer e artista visual, Winny Tapajós, que trouxe para a cenografia a relação do Arraiá com Palmas, a construção deste vínculo que se aprofunda a cada ano em 32 edições. Elementos característicos das festas juninas, como a tradicional cidadezinha de interior, e as xilogravuras, também estarão presentes.
Do preto das xilogravuras à alegria das flores de chita, o público vai reconhecer a Capital na sua arquitetura e nas flores e frutos típicos do nosso cerrado. Cada ilustração tem as festas juninas, o cerrado e sua gente em uma dança que tem acertado o compasso. “A arte foi feita mesclando elementos regionais e elementos típicos do São João foram desenhados em uma linguagem colorida e também com inspiração em xilogravura. Os personagens estão todos com vestes que também refletem o sentimento de regionalismo e afeto junino. Uma atenção especial fica para o casal a dançar onde a moça representa Palmas e o rapaz, o Arraiá de Palmas. É uma forma especial de ilustrar essa aliança entre a cidade e a festa”, afirma Winny Tapajós.
Estrutura
A instalação do circuito junino tem uma área total superior a 15 mil metros quadrados, onde são distribuídos 17 estandes de alimentação, três estandes para exposição de artesanatos, oito pontos para food trucks e um espaço infantil (Arraiá dos Mulekim), além de uma arquibancada projetada para 3.500 pessoas.
Há também áreas reservadas para postos policial e de saúde, sala de imprensa, equipes de zeladoria e limpeza, profissionais de segurança no trânsito e Corpo de Bombeiros. Todas estas equipes estão trabalhando em conjunto para garantir a realização de uma festa segura e acessível a todos.
Texto: Samara Martins/FCP