Pesquisadores do Qualifica-Ravs participam de encontro do Curso Básico de Vigilância em Saúde
Capacitação busca alinhamento com os profissionais que atuam na Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde
Nesta sexta-feira, 21, foi realizado o segundo encontro do Curso Básico de Vigilância em Saúde (CBVS) que busca promover a capacitação para os pesquisadores do Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-Ravs) que atuam na gestão da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs). No total, serão realizados três encontros, sendo o último no dia 28 deste mês.
“Estamos trabalhando com a metodologia ativa, que é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem e crítico-reflexivos. A proposta é de construção coletiva de conhecimentos, possibilitando a apropriação de conceitos e ferramentas que instrumentalizam a sua aplicação, adequados às características da realidade dos pesquisadores. Dessa forma, tanto o tutor, quanto os participantes contribuem da mesma maneira prevalecendo a troca de informações e a construção coletiva de propostas que serão ofertadas nas três oficinas de trabalho”, explicou a coordenadora do Qualifica-Ravs, Socorro Sarmento.
Além da metodologia ativa, a coordenadora disse ainda que serão utilizadas mais três metodologias e atividades para contribuir na capacitação dos pesquisadores. “Também iremos utilizar Aprendizagem Baseada em Equipe, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Oficina Temática. Além disso, teremos dois casos práticos com uso de cálculos de indicadores, tais como prevalência e incidência, mapeamento da rede de saúde e construção de um plano de ação para cada área de atuação do pesquisador.
A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e enfermeira, Meire da Silva Pereira, destacou que a sua perspectiva é que aconteça um alinhamento entre todos. “A expectativa é de promover um alinhamento conceitual, vamos discutir as bases da Vigilância Epidemiológica e tudo o que envolve os processos de vigilância em saúde dentro do processo de trabalho. Muitas vezes nos deparamos com situações em que percebemos a necessidade de uma discussão teórica, de discutir com os colegas. A grande expectativa é que façamos este alinhamento entre todos os que trabalham com a Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde dentro da Supavs.”
“Para além do resultado no serviço, o curso pretende não formar apenas para atuar dentro da vigilância na Supavs, mas para que o profissional possa levar para qualquer espaço de trabalho que tenha a sua participação. O objetivo é formar um profissional que tenha um pensamento de vigilância, um comportamento de vigilância independente da atuação que o profissional vai exercer”, disse a coordenadora.
Temáticas da capacitação
- Introdução ao Tema Vigilância em Saúde Pública
- Conceitos e Fundamentos Básicos em Epidemiologia
- Vigilância em Saúde Pública: Coleta de Dados
- Vigilância em Saúde Pública: Introdução à Investigação de Caso
- Vigilância em Saúde Pública: Interpretação dos Dados
- Vigilância em Saúde Pública: Apresentação dos Dados
- Vigilância em Saúde Pública: Definição de Caso
- Vigilância em Saúde Pública: Sistemas de Informação
- Vigilância em Saúde Pública: Comunicação e Ação
Texto: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da