2° Reunião do Sise-SUS da Fesp apresenta ações e iniciativas na área da Saúde

Durante a reunião, foi apresentado o trabalho sobre intervenções e impacto de violência contra crianças e adolescentes

2° Reunião do Sise-SUS da Fesp apresenta ações e iniciativas na área da Saúde

, , ,

Na manhã da última terça-feira, 25, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou a segunda reunião ordinária do Colegiado Sistema Integrado Saúde-Escola do Sistema Único de Saúde (Sise-SUS). O colegiado tem a finalidade de promover as políticas de educação na saúde e a integração ensino-serviço-comunidade junto à Rede de Atenção e Vigilância em Saúde de Palmas, por meio do diálogo e da gestão participativa, entre a gestão municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como profissionais da Saúde, instituições de ensino superior, técnico e de pesquisa conveniadas com a Rede Municipal de Saúde e os movimentos sociais.

Durante o encontro foi apresentada a pesquisa “Violência contra crianças e adolescentes em Palmas: intervenções e impactos das ações do Nupav”, fruto do projeto de intervenção do pesquisador, que é vinculado ao Programa Qualifica-Ravs da Fesp, Ilton Batista Salgado Júnior, que investiga a prevalência da violência contra crianças e adolescentes na cidade de Palmas e analisa as intervenções realizadas pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

“O Nupav desenvolve ações descentralizadas para combater a violência. Essas iniciativas têm sido fundamentais para diminuir o impacto da violência, promover a cultura de paz e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência”, explicou o pesquisador.

Ilton Batista ainda destacou que o Colegiado Sise-SUS é um fortalecedor e que seu papel é fundamental na evolução do Sistema Único de Saúde. “O Sise-SUS desempenha um papel crucial na evolução e fortalecimento do SUS de várias maneiras. Através da integração entre instituições de ensino e serviço e incentivar a pesquisa e a extensão, além disso, contribui para o desenvolvimento de práticas inovadoras.”

O colegiado tem um papel fundamental dentro do SUS, que funciona como estratégia de educação permanente e gestão participativa. Seu propósito é transformar a rede de serviços de saúde do município em locais de aprendizado prático e de desenvolvimento profissional”, explicou a secretária acadêmica do Colegiado Sise-SUS e coordenadora do Projeto Palmas para Todos, Daniela de Oliveira Alves Ponce Mafra.

A secretária ainda ressalta que o colegiado é aberto à participação de representantes titulares e suplentes indicados pelas instituições conveniadas e parceiras da Fesp e Semus. Os profissionais podem enviar pautas a serem debatidas nas próximas reuniões, através do e-mail da secretaria executiva: sisesuspalmas@gmail.com.

Representantes

Estiveram presentes representantes da Semus, Fesp, Escola Tocantinense do SUS (Etsus), Sindicato Servidores de Palmas (Sisemp), Associação das Travestis e Transsexuais do Estado do Tocantins (Atrato), Conselho Regional de Psicologia Região 23ª (CRP-23), Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins (CRM-TO), Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região (Crefono 5), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª Região (Crefito12), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins (CRMV-TO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Ulbra Palmas, Faculdade de Ciências Médicas Afya Palmas, Unitop, entre outros.

Reuniões ordinárias do Sise-SUS – 2024

Reunião ordinária

Data e horas da reunião

Envio de solicitação de ponto de pauta