Procon Palmas encontra diferença de até 300% em itens essenciais para a temporada de praia

Pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de julho em 16 estabelecimentos na diversas regiões da Capital

, , ,

Durante o mês de julho ocorre a temporada de praia no Tocantins. Pensando nos consumidores que vão aproveitar esse período para sair para descansar, o Procon Municipal de Palmas fez um levantamento de preços dos produtos mais procurados, com o objetivo de ajudar os consumidores a economizarem. Entre os dias 1º e 2 de julho, fiscais do órgão visitaram 16 estabelecimentos na Capital para conferir os preços praticados de 23 produtos, incluindo barracas, guarda-sol ,saco de dormir, lanterna, caixa térmica, cadeira de praia, colchões infláveis, churrasqueira, copo térmico, canivete, mochila de pesca, kit de primeiros socorros, entre outros. A lista completa pode ser conferida aqui.

A maior diferença de preço encontrada foi no guarda-sol. O produto apresentou uma diferença de 300% nas lojas visitadas. Os preços variam entre R$ 69,99 a R$ 280,00. A segunda maior alternâcia encontrada foi na caixa térmica de 26 litros. O produto foi encontrado pelo menor preço de R$ 79,99 e o maior de R$ 315,00, uma variação de 294%. A mochila de pesca também teve diferença significativa com preços que vão de R$ 330,00 a R$ 1.190,00, o que representa uma 261%.

Um produto indispensável para quem vai aproveitar as praias é o protetor solar. Em uma loja o produto com fator de proteção solar (FPS) 50 foi encontrado por R$ 53,00; em outra, o preço do produto foi R$ 82,95, o que representa uma variação de 57%. Outro item importante é o repelente. O produto com 100 ml está sendo comercializado pelo menor preço de R$ 21,20 e o maior, de R$ 25,00, uma variação de 18%. [

Segundo o secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, ao analisar os dados coletados, fica evidente que, ao realizar uma pesquisa de preços, os consumidores têm a oportunidade de garantir descontos e condições de compra vantajosas, garantindo uma economia significativa no orçamento,  informou”.

Orientações

• Verifique os preços antes de comprar. Vá a diferentes lojas. Dividir a compra entre diferentes estabelecimentos pode gerar economia de preços;
  • Além de comparar os preços, é importante ficar atento e buscar aproveitar as ofertas frequentes nesta temporada. Realize as compras com tranquilidade e sem pressa, já que esses itens não possuem um preço fixo e uma compra descuidada pode resultar em um grande prejuízo financeiro;
  • Evite comprar produtos de origem desconhecida e sem nota fiscal. Muitas vezes o preço pode ser mais barato, mas o prejuízo pode ser causado pela quantidade e, principalmente, pela qualidade do produto e, muitas vezes, não oferece a garantia necessária para uma utilização segura.

Texto: Ascom Procon Palmas