Impup realiza oficina com crianças sobre Parque Linear

Preocupação com meio ambiente, equipamentos públicos de lazer, diversão e convivência compuseram pauta dos pequenos durante roda de conversa

Impup realiza oficina com crianças sobre Parque Linear

, ,

‘Como é a cidade que sonhamos e em que desejamos viver agora e no futuro?’ Essa foi a principal questão respondida por crianças palmenses, especialmente as que vivem nas regiões no entorno do Córrego Machado, onde a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), irá instalar o Parque Linear.

Numa tarde repleta de atividades lúdicas, na sede do Tênis Sesc da região sul, acompanhadas pela presidente do Impup, Germana Pires Coriolano, pelo representante da Agência Alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH), Daniel Wagner, pela representante do Grupo MYR, Marina Guimarães Paes de Barros e demais autoridades municipais, os pequenos opinaram sobre assuntos sérios, a exemplo de equipamentos públicos que desejam que estejam disponíveis no Parque do Córrego Machado. Entre estes equipamentos foram solicitados campinhos de futebol, pistas de skate, espaços de convivência, dentre outros.

Mas nem só de diversão, esportes e brincadeiras são povoadas as cabeças das crianças. Eles também demonstraram interesses por assuntos sérios e que compõem uma pauta bastante atual. Numa das brincadeiras propostas para que eles pudessem falar sobre seus interesses, meninos e meninas falaram sobre o convívio com a natureza e a importância da preservação ambiental, solicitando locais onde as pessoas que vão usufruir do futuro parque possam depositar o lixo, inclusive demandando ambientes para coleta seletiva.

A tarde com as crianças faz parte de uma série de reuniões e oficinas comunitárias, realizadas pelo Impup, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil, dentre outros, além da comunidade, técnicos do Governo Federal da GIZ, do Grupo MYR e da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha e tem como foco a parte técnica e a participação social, no desenvolvimento do Projeto de Qualificação Socioambiental da área do Córrego Machado.

A presidente Germana lembrou que o projeto ‘Qualificação Socioambiental na área do Córrego Machado – Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear’ foi selecionado pelo Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) para participação no processo de consultoria. “Entre 178 cidades que concorreram, Palmas ficou entre as seis escolhidas para serem parceiras na continuidade do DUS a fim de desenvolver suas propostas em um projeto concreto de Desenvolvimento Urbano Integrado, apto para ser financiado.

Texto: Georgethe Pinheiro/Secom
Edição: Denis Rocha/Secom