Ação social em Palmas leva atendimento de saúde e serviços a moradores em situação de rua
Iniciativa Nacional da Defensoria Pública contou com a parceria da Sempsir e Semus na Capital
Uma mão amiga é o que muitos moradores em situação de rua precisam. E em Palmas, a Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde (Semus) e de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir), se uniu à Defensoria Pública do Estado e da União, que estão com uma ação nacional ‘Defensoria na Rua’ para oferecer atendimentos de saúde e serviços sociais, como distribuição de marmitas, auxílio na obtenção de documentos e acesso a benefícios previdenciários.
A ação aconteceu nesta segunda-feira, 19 de agosto, das 10h30 às 12h30, próxima ao Restaurante Comunitário de Taquaralto. De acordo com o defensor público estadual Euler Nunes a campanha tem abrangência nacional. “Estamos realizando eventos semelhantes em várias cidades do Estado, como Gurupi e Porto Nacional. “O principal objetivo é identificar as necessidades da população de rua. O que eles estão precisando? Porque nós encontramos histórias diversas. Pessoas que precisam, às vezes, de um simples documento, pessoas que precisam de serviços de saúde e de atendimento diverso para pessoas com problemas criminais, que perderam tudo durante a pandemia, estão sem moradia ou em situação de rua”, explica Nunes.
A Defensoria Pública da União (DPU) também participa da ação e está focada na assistência previdenciária para aqueles que precisam de benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Entre os atendidos, estava David Pereira, de 41 anos, que recentemente conseguiu sua carteira de identidade e certidão de nascimento, após mais de duas décadas vivendo nas ruas. “Eu passei mais de 20 anos na rua, usando drogas, enfrentando o frio e adoeci gravemente. Graças ao apoio que recebi, consegui meu registro e meus documentos. Agora, moro com meu irmão e estou correndo atrás dos benefícios para seguir com minha vida,” conta David.
O assistente social da Sempsir e responsável pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), Edison de Sousa, explica que a Prefeitura realiza a entrega de marmitas diariamente em três pontos da cidade: no Restaurante Comunitário Sul, no Restaurante Comunitário Norte, e na Feira do Bosque. “Esta ação foi realizada em conjunto com a Defensoria para atender principalmente a falta de documentação, serviços de saúde e os casos de auxílio cortado.” Edison conta ainda que David estava há 41 anos sem documentação, e com a ajuda da Sempsir ele conseguiu se matricular na escola, que era o grande sonho dele.
Outra iniciativa importante da Prefeitura é o Consultório na Rua, que desde 2016 oferece atendimento de saúde para a população em situação de rua, com uma equipe formada por enfermeiro, assistente social, médico clínico, agente social, técnica de enfermagem e motorista. A enfermeira Juliana Santos Simões relata que o consultório atende a população em situação de rua, e “direciona as demandas à medida que o paciente necessita, às unidades de saúde, ou junto às UPAs. Ofertamos atendimento no momento, como receitas e encaminhamento de exames, e quando a gente não consegue atender o paciente na rua, por questão de privacidade do indivíduo, a gente vai a uma unidade de saúde próxima.”
Texto: Wédila Jácome
Edição: Secom Palmas