Para encerrar o programa ‘Mediadores da Leitura’, criado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc Tocantins), os pequenos estudantes do Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Príncipes e Princesas, localizado na Arne 12 (106 Norte), irão participar, na terça-feira, 29, do Sarau Literário de contação de histórias e causos. O evento acontecerá no pátio da unidade, nos períodos da manhã e da tarde, e será mais um momento para celebrar o sucesso do projeto.
Durante a programação, as crianças vão expor os trabalhos produzidos em grupo. Após as apresentações serão selecionados os representantes que participarão do Festival de Causos e Poesia Declamada, promovido pelo Sesc.
Ao longo de todo o ano, as crianças das turmas do 2° ano do Ensino Fundamental trabalharam a leitura e produção de textos. Para incentivar e auxiliar os estudantes, os mediadores de leitura do Sesc compareciam semanalmente à unidade para desenvolver atividades de estímulo e difusão da literatura. No decorrer deste período, com a participação dos educadores do Cmei, várias ações como rodas de leitura foram realizadas.
Para a diretora do Cmei Príncipes e Princesas, Priscila Machado, o trabalho com a literatura é essencial na rotina curricular, pois é capaz de edificar e humanizar em sentido profundo o indivíduo em formação. “As rodas de leitura proporcionam o desafio de criar novos sujeitos leitores, além de consolidar a prática da leitura naqueles que já a entendem como um hábito”, observou.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas