O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, localizado no Jardim Aureny III, realizou um encontro intergeracional entre os idosos atendidos no local e seus netos na noite do dia 17 de outubro, em alusão à Campanha Nacional de Valorização da Pessoa Idosa. Na ocasião os netos puderam prestar homenagens, contar vivências e até mesmo presentear seus avós como uma forma de demonstrar carinho, respeito e admiração por seus familiares.
O encontro contou com a participação do delegado da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV – Palmas), Ricardo Francisco Real, que falou sobre a importância de valorizar os idosos, evitar situações de conflitos e denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. “Todos nós precisamos fortalecer a rede de proteção, denunciar os casos de maus tratos, de violência e buscar viver em harmonia, tratando as pessoas idosas com o respeito que elas merecem”, aconselhou.
Celina Pires Rocha, de 73 anos, foi uma das homenageadas durante o evento e falou sobre a alegria de fazer parte do grupo de idosos do Cras Karajá I. “Hoje a minha família está aqui e pode ver de pertinho como é importante para mim fazer parte deste grupo tão alegre, tão carinhoso. Aqui eu me sinto acolhida e sou muito feliz. Só tenho que agradecer a Deus pela minha filha, minhas netas e bisneta e pelos meus amigos do Cras”, disse.
Após as palestras e homenagens, os idosos participaram de um lanche coletivo e também de um forró com a presença de filhos e netos. “São momentos de muita emoção, de acolhida e de fortalecimento de vínculos. Para realizar essas ações nós contamos com a dedicação dos servidores do Cras e de parceiros que tornam especial cada encontro”, explicou a pedagoga e coordenadora do Grupo de Idosos, Marisa Reis.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Secom Palmas