Secretário municipal da Educação participa de abertura do Circuito A – Aprendizagem

Ação da Diretoria de Educação Infantil visa aperfeiçoamento  dos profissionais por meio da troca de experiência

Secretário municipal da Educação participa de abertura do Circuito A – Aprendizagem

Ação da Diretoria de Educação Infantil visa aperfeiçoamento  dos profissionais por meio da troca de experiência

Educação Infantil

O  Circuito A – Aprendizagem foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 30, como um espaço voltado à reflexão, partilha e valorização das práticas pedagógicas na primeira infância. Durante dois dias, profissionais da educação buscam o aperfeiçoamento de sua atribuição em sala por meio da troca de experiências entre as unidades escolares, socializando práticas docentes exitosas que contribuem para a qualidade da aprendizagem de bebês e crianças. 

O evento foi realizado no  auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré e contou com a presença do secretário municipal da Educação, Fábio Chaves, da presidente da Undime Tocantins, Luiza Brasileiro, da secretária executiva Cícera Mota, da superintendente de gestão Suiany Costa e da diretoria da unidade escolar, Idelma Bastos. A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Intergeracional de Papel, integrada por crianças do Cmei João e Maria e acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA).

Em seu pronunciamento, Fábio Chaves destacou o trabalho da orquestra realizado pelas professoras do Cmei e ressaltou a UMA como uma das mais influentes instituições do Estado. Para o gestor, participar do Circuito A é uma dupla felicidade, por ter a oportunidade de proporcionar a realização do evento, que tem uma belíssima história e pretensão nobre, e por poder perceber a riqueza que existe na rede municipal. “São trabalhos e iniciativas que não podem ficar restritos às suas unidades escolares, e nem mesmo apenas na nossa rede de ensino”, considerou Fábio.

A palestra da professora Jardilene Gualberto veio na sequência. Ela abordou a importância da brincadeira e da oralidade na creche e o Circuito A como oportunidade de conhecimento de ideias que fazem a diferença nas escolas e Cmeis. Pesquisando a faixa etária das creches, dentro de sua tese de doutorado em desenvolvimento, ela ressalta que as brincadeiras e a oralidade são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social de bebês e crianças.

As atividade do período da manhã se encerraram com a professora de Educação Física Elisabete Pereira Carneiro. Aproveitando a temática ‘Brincadeiras ao vento’, ela apresentou atividades e vivências que podem contribuir com os professores da educação infantil. A programação continua nesta quinta-feira, 31. 

Texto: Semed Palmas

Edição: Secom Palmas