Palmas está participando do Fórum Urbano Mundial 12 (World Urban Forum – WUF12) da ONU-Habitat, que acontece até sexta-feira, 8, no Cairo, capital egípcia. Do Brasil, além da capital tocantinense, também participam as cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Representam Palmas a secretária executiva do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Meire Carreira, e o coordenador de Projetos e Captação de Recursos da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Marcos Cardoso.
Na segunda-feira, 4, os representantes de Palmas participaram de uma sessão sobre planejamento financeiro de projetos de infraestrutura verde e Parcerias Públicas Privadas (PPPs), junto com demais cidades da América do Sul e África. Nesta terça, 5, participaram das sessões dentro do WUF12, destacando o painel ‘Coalizão para o Desenvolvimento Urbano Sustentável na Amazônia (Dusa) – Construindo Parcerias Estratégicas para Fortalecer a Agenda Urbana na Amazônia’. Esta agenda foi organizada pela agência de cooperação alemã GIZ e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que formam uma coalizão, da qual Palmas é signatária.
WUF12
A 12ª edição do Fórum Urbano Mundial trouxe como tema ‘Tudo começa em casa: ações locais para cidades e comunidades sustentáveis’. O evento é o principal espaço global sobre urbanização sustentável e promove iniciativas de desenvolvimento que integrem as esferas social, cultural e econômica das comunidades.
Sobre o GAP Fund SUP
O Projeto Gap Fund SUP visa capacitar cidades selecionadas na África e na América Latina. Este apoio tem como objetivo central fortalecer as capacidades locais para o desenvolvimento de projetos de infraestruturas urbanas, em preparação para o investimento. O projeto facilita a troca de conhecimentos por meio de sessões interativas para melhorar as capacidades técnicas, utilizando a metodologia de ciclo cooperativo implementada pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (Iclei).
Texto: Redação Impup
Edição: Secom Palmas