Língua Brasileira de Sinais é tema do 1º dia do curso de formação dos aprovados no concurso da GMP
Além de Libras, o programa inclui disciplinas teóricas e práticas voltadas à segurança pública, como Ética, Direitos Humanos e Defesa Pessoal
Os 85 guardas metropolitanos, 27 mulheres e 58 homens, que foram aprovados no concurso da instituição estão participando do curso de Formação Inicial Continuada (FIC), uma etapa fundamental para a capacitação profissional. O programa inclui disciplinas teóricas e práticas voltadas à segurança pública, como Ética, Direitos Humanos, Defesa Pessoal e Técnicas Operacionais, além de um módulo dedicado à Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é o tema deste primeiro dia do curso teórico, realizado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Segundo o professor do IFTO, Pablo Felipe, um dos responsáveis pelas aulas de Libras, a formação desempenha um papel essencial na inclusão social e na comunicação com pessoas com deficiência auditiva. “O curso de formação é fundamental para aprimorar a comunicação com a comunidade surda, garantindo que os guardas possam atender com empatia e respeito. Também trabalhamos para que eles compreendam a visão e as necessidades específicas dos surdos, o que contribui para fortalecer a segurança e a acessibilidade institucional.”
O docente também ressaltou o progresso da turma e a abordagem adotada neste primeiro dia de capacitação. “Os alunos estão muito engajados. Já no início, demonstraram interesse e têm participado ativamente, praticando sinais e compartilhando experiências prévias com a comunidade surda. Estamos introduzindo sinais relacionados ao cotidiano deles e à área de atuação profissional, o que torna o aprendizado mais dinâmico, colaborativo e significativo.”
Um dos alunos matriculados do FIC, Weverton Serpa da Silva celebrou o início do curso tão esperado. “Estava muito ansioso esperando esses quatros meses de formação chegarem. Tenho certeza que essa parceria, entre a Prefeitura de Palmas e o corpo docente do IFTO, irá render bons frutos. E com certeza vamos aprimorar nossos conhecimentos para que, além do trabalho de ronda ostensiva, a gente possa desenvolver um papel social e servir à sociedade palmense”, destacou.
O Curso
A formação dos Guardas Metropolitanos, que é uma das etapas obrigatórias do concurso, é indispensável para garantir uma atuação segura, qualificada e comprometida com a população. Ao incluir Libras no currículo, o município de Palmas reforça seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão, capacitando os profissionais para atender às necessidades de toda a comunidade.
Texto: Isabella Brito – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Secom Palmas