Documentário retrata epidemia de HIV no Brasil com relatos de médicos, pacientes e ativistas – Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas
Dezembro Vermelho
12 dezembro 2024 às 07:07

Saúde realiza Cine HIV com exibição do documentário Carta para Além dos Muros

Realizado no Espaço Cultural, evento também promove debate com foco em prevenção 

Nesta quarta-feira, 11,  o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho recebeu as atividades do Cine HIV, evento que reuniu estudantes, profissionais da saúde e a comunidade em torno do documentário ‘Carta para Além dos Muros’. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e Fundação Cultural de Palmas (FCP), também promoveu um debate no final da sessão para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Na entrada do cinema, também foram distribuídas camisinhas, autotestes para HIV, lubrificantes e panfletos informativos.

A enfermeira e professora universitária Alana Lima Moreira Rodrigues levou um grupo de alunos para o evento e destacou a importância de abordar o tema em sala de aula. “Neste mês de Dezembro Vermelho, estamos trabalhando bastante sobre a prevenção do HIV e aids. Sempre que tem ações da saúde relacionadas, levo os alunos para participar. Quando vi essa atividade nas redes sociais, logo combinei com a turma”, explicou ela.

As residentes em saúde coletiva pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Ana Beatriz Alencar, Lívia Abreu Rosa e Evelyn Sousa, também marcaram presença e pontuaram a importância de discutir o assunto dentro da comunidade. “Esse tipo de evento ajuda nós, como profissionais, a conduzir adequadamente os atendimentos e acolhimentos”, afirmou Ana Beatriz.

O documentário ‘Carta para Além dos Muros’, dirigido por André Canto, apresentou a cronologia da epidemia de HIV no Brasil, com relatos de médicos, pacientes e ativistas. Após a exibição, um debate abordou o impacto da doença na sociedade e os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

 

Dezembro Vermelho

Ao longo do mês de dezembro, a Semus intensificou as atividades de prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs. Estão sendo realizadas testagens rápidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e ações de educação em saúde para informar a população sobre a doença, sintomas, transmissão e formas de prevenção.


 

 

Texto: Redação Semus Palmas

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas