ATCP realiza melhorias e promove avanços no serviço do transporte público em Palmas
Desde o aumento na frota de ônibus a novas linhas exclusivas para mulheres, órgão comemora gestão em 2024
A Agência de Transporte Público Coletivo de Palmas (ATCP) foi criada no dia 29 de dezembro de 2022. Desde então, a Prefeitura de Palmas comemora avanços, melhorias e mudanças que fazem parte de um compromisso com a prestação de um serviço público de qualidade. A história de conquistas e inovações começou a ser escrita no dia 1º de dezembro de 2022, data em que a gestão municipal interrompeu um monopólio de quase 30 anos de concessão do transporte coletivo urbano, ao assumir a operação de todo o sistema.
Publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 29 de dezembro de 2022, a Medida Provisória nº 5/2022 criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). É uma autarquia de direito público, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).
2023
A tarifa no valor de R$ 3,85 permanece a mesma desde junho de 2018. Além disso, desde que assumiu o serviço do transporte público coletivo de Palmas, a ATCP trabalhou no aumento do número de ônibus em circulação, para melhor atender o público. Já em fevereiro de 2023, 145 veículos saíam das garagens.
Tarifa Zero e Linha exclusiva para mulheres
Aos finais de semana e feriados, os usuários do transporte público coletivo em Palmas têm catraca livre. Com a gratuidade, prevista no Decreto Municipal nº 2.466/2023, os palmenses podem ter mais acesso ao lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais.
Outro benefício implementado em 2023 para os palmenses que utilizam o transporte público no dia a dia, em especial as mulheres, foi a criação da linha exclusiva para esse público. A nova linha começou a operar no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Lembrando que essa linha complementar não interfere na rotina das outras rotas do transporte coletivo de Palmas.
2024 – Alterações e expansões de rota
Com o intuito de atender novas demandas da população, a ATCP realizou alguns ajustes que foram implementados nas seguintes linhas e/ou serviços de percurso:
– Linha 231 – Ajuste de rota para maior cobertura
– Linha 220 – Expansão para atender áreas de crescimento
– Linha 201 – Ampliação de rota para melhor integração com outras linhas
– Linha 490 – Ajustes no trajeto para otimizar o tempo de percurso
– Linha 480 – Expansão para atendimento a novos bairros
– Linha 630 – Ajustes para integração com linhas adjacentes
– Linha 080 – Expansão para maior alcance populacional
Criação de novas linhas
Além da expansão e alterações nas rotas, a ATCP criou ainda novas linhas para atender cada vez mais a demanda da população, aprimorando, assim, a mobilidade urbana neste ano de 2024. Entre os destaques estão a inclusão de linhas exclusivas para mulheres e uma nova linha para o bairro Mutum. Confira abaixo quais são elas:
Linha 181 – Linha exclusiva para mulheres
Linha 191 – Linha exclusiva para mulheres
Linha 451 – Nova linha para atendimento ao bairro Mutum
Além disso, 100 novos ônibus foram locados pela ATCP, elevando assim o total de ônibus para 247, cobrindo essas rotas e reduzindo o tempo de espera dos passageiros.
Contratações inclusivas
Ainda no primeiro quadrimestre de 2024, o órgão focou na expansão da frota, com a contratação de novos motoristas. Ao todo, foram contratados 283 por meio de processo seletivo e todos passaram por treinamento. O processo seletivo possibilitou ainda a inclusão e contratação de mulheres como motoristas do transporte público coletivo de Palmas, especialmente na linha exclusiva para o público feminino.
Novas estruturas de ponto de ônibus
Entre os investimentos em infraestrutura e manutenção, a ATCP trabalhou na estruturação da nova sede, manutenção da frota e dos serviços de segurança e monitoramento. Além disso, realizou a implementação de novos abrigos em pontos de ônibus. Só até o mês de outubro, 83 pontos já haviam recebido as novas estruturas.
Novas formas de pagamento
Outra inovação realizada foi a inclusão de novas formas de pagamento, com a incorporação de pagamento via PIX para pessoas jurídicas. Primeiro, no modelo estático, em que precisava esperar até uma hora para a compensação. Depois, passou para o modelo instantâneo, que realiza a compensação no máximo em 15 minutos.
Em 2024, só entre maio e agosto, as melhorias implementadas possibilitaram alcançar e acompanhar o crescimento de 45,60% no número de passageiros, uma média de 1.492.368 passageiros por mês.
Além da rotina do dia a dia, a ATCP também acompanhou os usuários do transporte público em dias de festa, em Palmas. Nos eventos culturais como Capital da Fé, Aniversário de 35 anos de Palmas e a 18ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, as linhas foram sempre reforçadas, garantindo a participação da população nos eventos.
Texto: Secom Palmas
Edição: Secom Palmas