Programa Ronda Preventiva Escolar faz monitoramento diário de unidades educacionais
GMP 32 anos
04 fevereiro 2025 às 13:00

Guardião Escolar da Guarda Metropolitana incentiva práticas saudáveis no ambiente

Prioridade do programa é evitar que fatores externos interfiram no ambiente escolar, além de incentivar o bom convívio, a segurança e a harmonia

Uma escola onde os alunos possam estudar e conviver em segurança e harmonia, e onde professores e demais agentes escolares se sintam tranquilos, é uma das principais metas do Programa Guardião Escolar, desenvolvido em conjunto pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Entre as prioridades do programa, destaca-se a prevenção de interferências externas no ambiente escolar, além do incentivo à adoção de práticas saudáveis de vida e à prevenção da violência e do uso de drogas. Isso ocorre por meio de intervenções pontuais, como palestras educativas sobre temas diversos, incluindo cidadania, direitos e deveres, segurança escolar, civismo e meio ambiente, ministradas para alunos e equipes diretivas das unidades educacionais.

Além da presença ostensiva dos guardas metropolitanos nas escolas, a corporação mantém o Programa Ronda Preventiva Escolar (ROPE), criado para realizar o monitoramento diário das unidades educacionais, só em 2024 foram 544 visitas/rondas e 386 ocorrências (somadas  as de natureza preventiva e repressivas) nas Unidades Escolares situadas nas zonas urbana e rural de Palmas. Por meio do telefone (63) 99233-3600 é possível agendar palestras e outras atividades. Já o serviço de ronda  pode ser acionado pelo telefone 153.

Atualmente, os guardas metropolitanos que compõem o Guardião Escolar estão presentes em todas as escolas municipais por meio do ROPE. As atividades, que haviam sido interrompidas no final de 2024 devido ao período de férias, foram retomadas no início do ano letivo e devem ser ampliadas até o próximo mês de abril.

Texto: Georgethe Pinheiro / Secom

Edição: Wédila Jácome / Secom Palmas

Texto: Georgethe Pinheiro / GMP
Edição: Wédila Jácome / Secom Palmas