O orquestrar entou grandes sucessos da música popular brasileira, com canções de Elis Regina, Zé Ramalho, Legião Urbana e xotes do rei do baião Luiz Gonzaga
COMEMORAÇÃO
09 fevereiro 2025 às 16:47

Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana faz apresentação em comemoração aos 32 anos do órgão

A apresentação teve como plano de fundo o pôr do sol da Praia da Graciosa

O entardecer da Praia da Graciosa e as belezas do lago. Este foi o cenário escolhido para uma das séries de apresentações da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), em comemoração aos 32 anos do órgão.

Neste sábado, 08, os visitantes e frequentadores da Orla da Graciosa tiveram a oportunidade de se encantar e emocionar ao som dos clarinetes, flauta, saxofone, teclado, guitarra e bateria, que entoaram um repertório diversificado, que incluiu grandes sucessos da música popular brasileira, com canções de Elis Regina, Zé Ramalho, Legião Urbana e xotes do rei do baião Luiz Gonzaga.

O espetáculo chamou a atenção do casal Maria da Paz e Airismar Mota, que aproveitaram o passeio para ver a apresentação. “É a primeira vez que estamos vendo a apresentação de uma orquestra. É muito lindo de ouvir, eles tocam muito bem. É uma oportunidade que muitos jovens queriam, é um incentivo para quem pretende seguir uma carreira musical”, declarou o casal.

A música também chamou a atenção da professora Solange Sousa Martins, que achou excelente a apresentação da orquestra jovem da Guarda Metropolitana na praia. “Eu acredito que chama a atenção de todas as pessoas que estão passando por aqui. Eu quero parabenizar e agradecer por esse projeto nesta tarde maravilhosa de sábado”, destacou.

Já a dona de casa Daniela Bezerra, estava com as filhas e fez uma pausa no passeio para acompanhar a apresentação. “Escutei acordes sendo entoados e paramos para ver. Não conhecia o projeto desta orquestra e achei muito bom. Música é cultura e nossos jovens e adolescentes estão precisando mais disso, para ocupar os pensamentos com o que é bom”, disse.

Sob a direção do maestro e inspetor Rênison Oliveira, a Orquestra Jovem faz parte do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda Metropolitana de Palmas. Atualmente, o programa atende 68 jovens, com idades entre 10 e 18 anos, selecionados por meio de testes de aptidão musical. “O trabalho que realizamos é fundamental para o desenvolvimento tanto pessoal como, futuramente, profissional. Durante o processo de aprendizagem, nossos alunos adquirem disciplina, concentração, capacidade de trabalho em equipe, respeito e paixão pela arte, pois cultura e segurança andam juntos”, destacou.

As apresentações que fazem parte da comemoração do aniversário da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) continuam. No domingo, 09, serão realizadas duas apresentações: a primeira, às 18h, no Parque Cesamar, com a Orquestra Jovem, e a segunda, às 19h30, com o Coral da Guarda Metropolitana, que fará uma cantata especial na Feira do Bosque. Na segunda-feira, 10, às 10h, a apresentação de encerramento será no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (Parque do Povo).

Texto: Renata Pessoa/Secom

Fotos: Regiane Rocha

Edição: Mariana Ferreira

A professora, Solange Sousa Martins, achou excelente a ideia da orquestra jovem da Guarda Metropolitana fazer a apresentação no fim de tarde na praia da Graciosa. Foto: Regiane Rocha.
O espetáculo chamou a atenção do casal Maria da Paz e Airismar Mota, que aproveitaram o passeio para ver a apresentação. Foto: Regiane Rocha.