Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser vistoriado – Foto: Divulgação
MOBILIZAÇÃO
25 março 2025 às 17:20

Palmas institui comitê intersetorial para reforçar combate à dengue, chikungunya e zika

Entre as principais atribuições do comitê estão a proposição e o acompanhamento de ações de mobilização social

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), instituiu o Comitê Intersetorial de Controle à Dengue, Chikungunya e Zika, com o objetivo de fortalecer as estratégias de combate às arboviroses urbanas. A iniciativa foi formalizada pelo Decreto nº 2.675, de 24 de março de 2025, e tem como foco a coordenação de ações intersetoriais para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.

Entre as principais atribuições do Comitê Intersetorial estão a proposição e o acompanhamento de ações de mobilização social, visando à integração de esforços de diversos órgãos e instituições parceiras no combate ao mosquito. O comitê também será responsável pela implementação e avaliação de medidas de controle do vetor, em conformidade com o Plano de Contingência e seu regimento interno.

Mobilização social

A Semus reforça a necessidade de participação ativa da população, eliminando possíveis criadouros do Aedes aegypti, como recipientes com água parada. O engajamento da comunidade é essencial e cada cidadão tem um papel fundamental nessa luta contra as arboviroses.

Texto: Fernanda Mendonça

Edição: Iara Cruz

Tags:

,