Nesta sexta-feira,11, foi realizada uma reunião no Cras Krahô – Foto: Júnior Suzuki
CRAS
11 abril 2025 às 16:21

Prefeitura de Palmas promove busca ativa para orientar beneficiários do Bolsa Família sobre cumprimento das condições exigidas na legislação

Centros de Referência Social identificam famílias advertidas para evitar bloqueios e suspensão dos benefícios

O Centro de Referência de Assistência Social Krahô (Cras), localizado na Arse 131 (1304), tem realizado um trabalho de orientação e busca ativa pelas famílias do Programa Bolsa Família para identificar aquelas que não cumprem as condicionalidades exigidas para a manutenção no benefício. Diante disso, nesta sexta-feira,11, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) com o objetivo de articular estratégias para orientar todos os beneficiários, inclusive aqueles cadastrados em outras unidades do Cras.

A superintendente de Proteção Básica, Maria Cecília Vieira Marques, antecipou que a ação desenvolvida no Cras Krahô será ampliada para outros Centros de Referência. “Sabemos que as condicionalidades são desafios do Programa e por isso vamos levar esse trabalho feito aqui para outros unidades, porque o intuito é constatar o que está ocorrendo e desenvolver um trabalho conjunto com a Saúde e Educação para evitar que essas famílias em situação de vulnerabilidade social percam um benefício que fortalece o acesso delas a direitos básicos”.

A gerente do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Semas, Luzianni Silva, destacou que as condicionalidades não são ações punitivas. “As famílias que não cumprem essas medidas podem sofrer sanções gradativas que vão da advertência até uma possível suspensão. Mas, elas são importantes para assegurar a qualidade de vida dos beneficiários”.

Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Ação Social, Educação e Saúde, além de técnicos sociais do Cras Krahô.

Dados

Em Palmas, conforme relatório de Programas e Ações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), referente ao mês de março deste ano, 19.849 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Texto: France Santiago

Edição: Denis Rocha