
Mais de 31 mil alunos da rede municipal de ensino participam da 1° etapa do Sistema de Avaliação Educacional em Palmas
Estudantes do 1º ao 9º ano serão avaliados em diversas áreas do conhecimento
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza nesta terça, 15, e quarta-feira, 16, a 1° etapa do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep). Mais de 31 mil alunos da rede municipal de ensino, do 1º ao 9º ano, serão avaliados em diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, educação física, arte, ciências da natureza, história e geografia. Os resultados serão publicados nos próximos dias por meio de relatório na plataforma Palmas Home School.
Conforme o cronograma, nesta terça, 15, as avaliações serão direcionadas aos alunos das Escolas de Tempo Integral (ETIs) e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis). Na quarta, 16, será a vez dos estudantes das escolas parciais – meio período.
O objetivo da avaliação é aferir o desempenho dos alunos e identificar áreas que necessitam de melhoria, permitindo que as escolas e os professores ajustem suas estratégias de ensino para melhor atender às necessidades dos estudantes. Além disso, o método de avaliação desenvolvido pela equipe da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, fornece informações acerca do desempenho dos alunos e monitora políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino, abordando os pré-requisitos básicos da série anterior de cada uma das turmas de 1º ao 9º anos.
Provas
As provas serão divididas em três blocos da seguinte forma: bloco 1 – linguagens (língua portuguesa, arte e educação física); bloco 2 – matemática e ciências da natureza; e bloco 3 – ciências humanas (história e geografia). Durante a aplicação, todas as unidades de ensino serão acompanhadas por um coordenador de aplicação do Saep e também por um servidor responsável da própria unidade escolar.
Saep
As avaliações do Saep são caracterizadas como externas e têm a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da Educação Básica/Ensino Fundamental, que sejam capazes de orientar os agentes educacionais quanto ao monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino. O Saep acontece desde de 2012 e os resultados permitem identificar as dificuldades específicas dos alunos em relação ao currículo e observar se apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem.
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha