Foto: 20/03/2019 – Agencias Receptivas – Curso para agencias de turismo no CRAS Taquaruçu Palmas – TO Foto: Edu Fortes
22 março 2019 às 14:24

Empreendedores de Taquaruçu participam do curso Agenciamento Receptivo

Novo ciclo de consultoria beneficiará segmento turístico de Taquaruçu


Conhecer a linguagem técnica do setor, compreender processos comerciais e operacionais, conhecer os novos produtos de Taquaruçu, introduzindo ao processo de posicionamento on-line, preparando-os para participar de feiras de turismo e rodada de negócios, foram os assuntos abordados no curso Agenciamento de Receptivo, oferecido pelos atendidos do projeto de estruturação turística do Polo Turístico de Taquaruçu. O evento, que iniciou nessa quinta-feira, 21, vai até o próximo sábado, 23, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Taquaruçu.


Segundo a consultora Tatiana Fernandez, este curso foi preparado com base a reafirmação dos atendidos pelo projeto, nesta nova etapa que contempla a formatação de produtos turísticos focados em inovação, capacitação profissional (incluindo técnicas de segurança) e marketing digital. “Um dos objetivos de trabalhar bastante a função do agente receptivo é ter realmente um articulador para o acesso ao mercado nacional. Se não tivermos um receptivo estruturado e com um conhecimento dos negócios locais para encarar o mercado nacional, será infrutífero o projeto levar Taquaruçu para fora. Então essa é a preocupação do projeto, que todos sejam capacitados e bem qualificados”, ressalta a instrutora.


Para a empreendedora Verônica Augusto, esse curso está servindo para abrir os olhos dos empreendedores para “vender” o destino Taquaruçu. “Nós tivemos que nos readaptar para melhor vender nosso destino, conhecer nossas potencialidades, com isso criamos a governança, e junto ao projeto de estruturação, estamos trabalhando para elaboração de rotas e roteiros. E, agora precisamos de agências, com receptivo local, para mostrar ainda mais Taquaruçu. O projeto mudou a minha visão do turismo em Taquaruçu, e se nós nos capacitarmos e conseguirmos vender e dizer para o mundo que Taquaruçu é turístico, e agora posso dizer que estamos no caminho certo”, afirmou a empreendedora. 


Para o empreendedor Wertemberg Nunes, o termo de adesão, bem como o curso, representa uma fase de amadurecimento do projeto, com os diagnósticos, levantamentos, sensibilização e tudo mais, e nessa fase em que o projeto está, muitos que antes não acreditavam, passaram a procurar o projeto e aderir. “Às vezes muitos empresários ou empreendedores procuram o benefício imediato ou até acreditavam que teriam um investimento no empreendimento, mas o projeto fez investimento em capacitação, qualificação, orientação e consultoria. E, para fortalecer nós criamos a governança de Taquaruçu, que é a união dos empreendimentos. Também criamos a ideia de um termo de adesão, onde todos teriam que aceitar as condições de participar do projeto, com a obrigação de receber as capacitações, a ter uma frequência”, enfatizou o empreendedor.


Sobre o curso que está sendo ministrado, o empreendedor ressalta a importância que tem no destino de Taquaruçu, devido à especificidade do tema, que se trata do receptivo, ou seja, a porta de entrada do destino, visto que é uma das necessidades dos empreendedores locais. “A maioria dos empresários é de pequeno porte, com poucos investimentos e capacidade financeira, com isso a necessidade de perceber, o que podemos trabalhar com as condições que possuímos”, disse Nunes.


Para a analista técnica do Sebrae – TO, Ana Flávia Borges, o momento da confirmações das adesões foi muito importante para o projeto, visto que não só mais pessoas aderiram, mas houve sim uma grande procura de novos empreendedores para fazer parte desse projeto. “Em outubro do ano passado, por meio do incentivo do comitê gestor do projeto, fizemos um grande chamamento público, passamos carro de som, fizemos visitas de estratégias, tanto em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Os representantes do comitê do projeto e da Governança Turística de Taquaruçu nos apoiaram nessa grande mobilização, então fizemos esse chamamento para aquelas pessoas que têm pequenos negócios e empresários, que já estavam no projeto para reafirmarem o compromisso que realmente de querer o destino diferente, com potencial competitivo. Também abrimos oportunidade de adesão de novos, então quando finalizamos o período lá em outubro para novembro, nós finalizamos com um grupo de 70 pequenos negócios, e temos um horizonte até dezembro de 2019 com atendimento com consultorias in loco, e também capacitações e apoio ao posicionamentos on-line, dos pequenos negócios e para o destino Taquaruçu.  Então vamos entregar o projeto e vamos deixar o legado realmente com empresários capacitados, empoderados e um destino consolidado”, finalizou


Formalização das Adesões


Em outubro de 2018, após intensa mobilização coordenada pela equipe técnica e beneficiários do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, empresários, profissionais e novos interessados em atuar no segmento de turismo compareceram ao evento Café com Turismo, realizado no auditório de uma pousada de Taquaruçu. O encontro teve como objetivos apresentar o formato escolhido pelo Comitê Gestor do Projeto e Governança Turística de Taquaruçu, onde 40 empreendedores já atendidos pelo projeto reafirmaram seu compromisso, e 30 novos formalizaram a adesão ao projeto de estruturação turístico de Taquaruçu.


Projeto


O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria iniciada em 2014 entre a Prefeitura de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o Sebrae Tocantins e Nacional para estruturação da atividade de turismo nos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Dentre as principais atividades realizadas em benefício destas localidades estão capacitações profissionais, consultorias empresarias, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. O projeto em execução tem previsão de ter conclusão no final de 2019.

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