Idosos de Palmas recebem informações sobre Direitos do Consumidor
Ação faz parte da programação da Semana do Consumidor
Em
continuidade à programação da Semana do Consumidor, uma equipe do Procon Palmas
se reuniu na tarde desta quinta-feira, 14, com idosos que são atendidos pelas
equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Bárbara em
um bate papo sobre Direitos do Consumidor e Consumo Consciente. No encontro, os
idosos também receberam informações sobre a Agência de Regulação, Controle e
Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) e como devem proceder para
fazer denúncias ou buscar atendimento nos dois órgãos.
Durante
o encontro, a diretora do Procon Palmas, Liliane de Moura Borges, contou um
pouco sobre o Dia Internacional do Consumidor, comemorado no dia 15 de março.
“É uma data muito importante e que está ligada a todas as nossas ações na
sociedade de consumo em que estamos inseridos. É uma data para refletirmos se
nossos hábitos são de bons consumidores, se pedimos nota fiscal, se nos resguardamos
ao fazer transações financeiras, se cuidamos bem de nossas informações pessoais
e também se conhecemos nossos direitos que vêm determinados no Código de Defesa
do Consumidor”, destacou Liliane.
“Eu
nunca procurei o Procon, nem o municipal e nem o estadual, sempre deixei pra lá,
mas agora estou bem consciente que posso e devo buscar meus direitos, não posso
aceitar ser lesada e ficar por isso mesmo”, disse a pensionista, Maria da
Conceição Pereira.
“Esta
é uma temática muito pertinente e que foi abordada com muita propriedade pela
equipe do Procon. Nossos idosos já relataram situações em que se sentiram
lesados ou inseguros em cobrar de outras pessoas notas fiscais, recibos ou
mesmo, negar passar suas informações pessoais. Agora eles estão mais preparados
para enfrentar estas situações”, contou a coordenadora do Cras Santa Bárbara,
Erdiléia Araújo Santana.
Também
durante o evento os idosos foram informados da existência da Agência de Regulação,
Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP) e suas atribuições. “É
importante falar com eles sobre a ARP, pois eles podem denunciar a má prestação
de serviços públicos como transporte coletivo ou falta d’água. Eles são idosos
e podem contribuir para que outros idosos também recebam serviços de
qualidade”, frisou Liliane de Moura Borges.
O
Procon Palmas é uma Superintendência da Agência de Regulação, Controle e
Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) e atua com uso do software Sistema Nacional de Informações
de Defesa do Consumidor (Sindec).
Uma
unidade do Procon Palmas já está em funcionamento na Unidade do Resolve Palmas
da Avenida JK. A unidade do Procon Palmas Sul será inaugurada às 9h00, desta
sexta-feira, 15, no Resolve Palmas Taquaralto.
A ARP
A
Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas é
uma autarquia, cujo papel é o de garantir o equilíbrio econômico e financeiro
dos contratos de concessão, das permissões e autorizações, bem como o de
garantir a modicidade tarifária.
É
um instrumento importante para o cidadão na busca por uma prestação dos
serviços públicos de excelência e atua em áreas como, fornecimento de energia
elétrica, saneamento básico, fornecimento de água e serviços de transporte
público.
A
população pode entrar em contato com a Agência de Regulação de Palmas ou fazer
denúncias no guichê da ARP no Resolve Palmas da Avenida JK, ou por meio do
telefone da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Palmas.