26 setembro 2018 às 10:41

Festival Chico exibe filmes para todas as idades, nesta quarta-feira, 26

Programação é gratuita e segue até sábado, 29, com atividades no Cine Cultura e também no CineSesc

A 13ª edição do Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico) exibe nesta quarta-feira, 26, 20 produções nas mostras Infâncias (voltada ao público infantil), Regional (da região Norte do País), Tocantins (produções tocantinenses) e Brasil (filmes nacionais). A programação é gratuita e segue até sábado, 29, com atividades no Cine Cultura e também no CineSesc.

 

Nesta quarta-feira, 26, a partir das 16 horas, no CineSesc, serão exibidas as produções da Mostra Regional com Canção do Amor Perfeito – PA, Voyeur – GO, Piracema – TO, O Tesouro de Cavendish – RN e Três – DF.

 

No Cine Cultura, será exibida a Mostra Infância, a partir das 15 horas, com os filmes Vai que É Sua Tafarinha – AM, Xavier – SP, Cadarço – SP e O Menino do Dente de Ouro – RN. Em seguida, haverá a Mostra Regional com Canção do Amor Perfeito – PA, Voyeur – GO, O Tesouro de Cavendish – RN e Três – DF.

 

A partir das 20 horas, entra em cena no Cine Cultura a Mostra Brasil e Tocantins com Demônia – Melodrama em Três Atos – SP, Cabra Fêmea – BA, Entre Sós – RS, Lésbica – BA e Nascida para Matar – SP, No Avesso da Noite -TO, Mulher Guerreira – TO, Menina Bonita de Tranças – TO e Tá Longe – TO.

 

 

Chico

 

O Festival exibirá no total 48 filmes, com mais de 700 minutos de histórias contadas na telona, com curtas-metragens de todos os gêneros, falados ou legendados em língua portuguesa. A última vez que o festival foi realizado foi no ano de 2013. “A satisfação em retomar o Chico após cinco anos é muito grande. O setor audiovisual cresce mais a cada dia na região e no País e um projeto como o Chico deve acompanhar este crescimento”, disse a diretora executiva do projeto, Juliane Almeida.

 

Premiações

 

O público vai poder votar no melhor filme da mostra nacional e da mostra tocantinense. O produtor e o realizador do filme vencedor vão receber como prêmio a participação em um festival de cinema internacional.  As premiações do Festival Chico 2018 acontecem no dia 29 de setembro, na cerimônia de encerramento do Festival, e serão realizadas por Júri Técnico e Popular.

 

O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018. Além disso, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao diretor ou produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado na América Latina em 2018. A empresa Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.

 

Quarta-feira, 26

 

Cine Cultura

 

Mostra Infâncias (70 min): Vai que é Sua Tafarinha – AM, Xavier – SP, Cadarço – SP e O Menino do Dente de Ouro – RN

 

Mostra Regional (60 min): Canção do Amor Perfeito – PA, Voyeur – GO, O Tesouro de Cavendish – RN e Três – DF.

 

Mostra Brasil + Tocantins: BRASIL: Demônia – Melodrama em 3 Atos – SP, Cabra Fêmea – BA, Entre Sós – RS, Lésbica – BA e Nascida para Matar – SP. TOCANTINS: No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças e Tá Longe.

 

Cine Sesc

 

Mostra Regional (54 min): Canção do Amor Perfeito – PA, Voyeur – GO, Piracema – TO, O Tesouro de Cavendish – RN e Três – DF.

 

 

(Edição e postagem: Iara Cruz)

Tags: