
Projeto Cozinha Experimental estimula aprendizado por meio da culinária
O projeto traz conteúdos de maneira lúdica, permitindo o desenvolvimento contínuo de criatividade culinária, trabalho em equipe, noções de proporções (peso e volume), segurança, higiene alimentar e nutrição
Com
a proposta de levar os alunos a um ambiente diferente para que possam aprender
novos conteúdos e desenvolver habilidades, por meio de atividades que fogem do
padrão tradicional de ensino, a Prefeitura de Palmas implantou o projeto
‘Cozinha Experimental’ voltado às crianças da Educação Infantil, e já funciona
em seis Centros Municipais de Educação Infantil de Palmas (Cmeis).
No
Cmei Irmã Maria Custódia de Jesus, localizado no Aureny II, o projeto já obteve
excelentes resultados. De acordo com a professora Iolanda Gomes, as crianças
adoram sair da sala de aula frequentar ambientes diferentes. “Na cozinha é
possível aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades”.
Segundo
a professora, o projeto traz conteúdos de maneira lúdica, permitindo o
desenvolvimento contínuo de criatividade culinária, trabalho em equipe, noções
de proporções (peso e volume), segurança, higiene alimentar e nutrição. “O que
implica no desenvolvimento de um equilíbrio entre o técnico e a prática,
permitindo assim, um aprendizado progressivo que favorece na adaptação das
mudanças contínuas da atividade cognitiva”, afirma Iolanda.
O
projeto também tem o objetivo de levar as crianças a entender que o ato de
cozinhar envolve método, sensibilidade, criatividade, sentimento e trabalho colaborativo.
Por
meio dele, pretende-se, incentivar a criança a brincar de cozinhar com
interesse e fazer com que percebam a consideração de suas criações,
favorecendo-lhes brincadeiras construtivas. Dessa maneira elas aprendem porque
podem elaborar hipóteses e testá-las para resolver os problemas que se colocam
e aqueles propostos pelo contexto.
No
projeto, os educadores acompanham e valorizam as soluções sugeridas pelas
crianças garantindo um aprendizado consistente e construtor de diversas
habilidades. O preparo de refeições nos Cmeis segue etapas ligadas à higiene, a
observação e experimentação de ingredientes in natura, a separação,
transformação e preparação dos alimentos.
As
crianças aprendem na cozinha os cuidados que devem ter com incêndios, objetos
cortantes, risco de contaminação e regras básicas e sanitárias para manter a
cozinha brilhando.
De
acordo com o Secretário Municipal da Educação de Palmas (Semed), Danilo Melo, o
projeto já foi implantado em seis unidades educacionais de Palmas. “Cozinhar é
uma arte e uma forma de partilhar com a degustação do alimento. Nesse sentido,
a cozinha experimental oferece problematização, desafios, elaboração de
hipóteses, aprendizagens, conhecimentos e afetos”, explica.
Investimento
Um pequeno espaço é reservado nos Cmeis, porém suficiente para construção de uma cozinha adaptada para os cozinheiros mirins. O ambiente dispõe de uma bancada contendo pia de cozinha com altura adequada, cooktop elétrico, armários, forno embutido, micro-ondas, geladeira, balcão americano central, utensílios diversos como panelas, talheres, bacias, peneiras etc.
(Edição
e postagem: Maria Inez Freitas de Oliveira)