18 junho 2018 às 17:06

Gestores da cidade de Dom Eliseu-PA destacam funcionalidade e eficiência dos projetos educacionais de Palmas

Eles visitaram a ETI Almirante Tamandaré, parceria com a Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria e a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande


O prefeito da cidade de Dom Eliseu-PA (cerca de 800 km de Palmas), Ayeso Gaston Siviero, esteve em Palmas nesta segunda-feira, 18, para conhecer a estrutura, projetos e práticas pedagógicas do sistema educacional da Capital tocantinense. Ele foi recebido pelo secretário Municipal da Educação de Palmas, Danilo Melo, além de diretores e superintendentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 


“No nosso município temos muitas carências em diversas áreas, principalmente educação. Embora Dom Eliseu desfrute de um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado do Pará, mas, comparando ao que nós estamos vendo aqui, essas escolas modelo padrão, nos deixou empolgados. Já havíamos recebido informações sobre esse modelo de funcionalidade, eficiência e eficácia desse projeto com os melhores resultados e referências de educação no Brasil”, frisou o prefeito.


O gestor da cidade paraense esteve acompanhado de secretários municipais e vereadores. Eles visitaram a ETI Almirante Tamandaré, parceria com a Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria e a Escola Agroecológica Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande.


O secretário de Administração e Planejamento de Dom Eliseu, Adriano Sousa Magalhães, já conhecia Palmas, por ter morado no Estado do Tocantins cerca de 10 anos. “Chegou até nós como um dos melhores projetos do Brasil e vamos tentar viabilizar condições para que Dom Eliseu possa contar com um sistema educacional com qualidade e com a envergadura que Palmas chegou. Eu já conheço Palmas há muitos anos, já morei no Tocantins e, venho acompanhando pelas redes sociais e pela repercussão que esse projeto educacional vem trazendo para além dos limites das fronteiras do Tocantins”, declarou.


Referência e modelo de estrutura, qualidade e desempenho educacional, o sistema implantado em Palmas tem atraído diversos prefeitos de cidades brasileiras. Na última sexta-feira, 15, o prefeito da cidade de Resende no Rio de Janeiro, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, esteve com sua equipe em Palmas e demonstraram motivação para replicar o projeto na cidade fluminense.


A interação das escolas com professores, comunidade e principalmente com os pais, alinhado a estrutura, metodologias e práticas pedagógicas chamaram atenção do prefeito Ayeso Gaston. “Falando sinceramente, eu acredito que podemos replicar o modelo todo de educação aqui de Palmas, só vi coisas positivas e funcionais, práticas e com bastante simplicidade e que conseguem chegar a excelentes resultados. Eu percebi a interação das escolas com professores, comunidade e principalmente com os pais dos alunos. Esse modelo é aplicável para qualquer lugar do Brasil, mesmo com as peculiaridades de cada região”, analisou o prefeito, acrescentando que a visita foi para observação não somente a “questão física e estrutural”, mas as metodologias e práticas pedagógicas.


Os paraenses estiveram acompanhados também de representantes do legislativo municipal. “Palmas tem escolas de modelo padrão e já é conhecida pelo Brasil, então nós que prezamos por uma melhor educação para nosso município, queremos tomar conhecimento de bons exemplos e aqui é o lugar certo para replicar”, destacou o vereador de Dom Eliseu, Eldo José Ribeiro, ao mencionar que a formação de Palmas é ampla: “uma educação de qualidade que educa verdadeiramente as crianças não somente com a Matemática e o Português mas, com um aprendizado completo para formação do aluno cidadão”.


Os gestores conheceram projetos implantados nas unidades educacionais, como o ateliê para confecção de uniformes para eventos, desfiles cívicos e apresentações culturais, além da produção própria de lanches por meio panificadoras instaladas nas próprias escolas, gerando economia e oferecendo uma alimentação saudável e de qualidade, foi observado de perto e aprovado pelos visitantes. O projeto Roça na Escola, com seus tanques de bag-fishs, produção de hortaliças, frutas e tubérculos para a alimentação escolar, também foram projetos apresentados.


A política da Prefeitura de Palmas para incentivo de energia fotovoltaica e de captação de águas pluviais, instalados na ETI Almirante Tamandaré, implantado com a ideia de escola sustentável foram projetos destacados aos visitantes.


A cidade de Dom Eliseu conta com cerca de 58 mil habitantes e fica localizada na região Sul do Pará. A rede municipal de ensino possui 55 unidades escolares e atende cerca de 13 mil alunos do infantil ao fundamental.

 

 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)

Tags: