
Mulheres que Cuidam – O capricho e cuidados femininos por uma Capital cada dia mais bonita
Trabalhadoras que desempenham diferentes funções na área de Serviços Públicos demonstram como o toque pessoal garante uma cara nova para Palmas
Nesta quinta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, a série de reportagens “Mulheres que Cuidam”, da Prefeitura de Palmas traz sua quarta reportagem com exemplos de trabalhadoras que, mesmo anônimas, fazem a Capital cada dia mais agradável de se viver. E isso acontece porque muitas delas colaboram, assim como nas tradicionais funções já mostradas pela série, também em tornar a cidade mais bonita e organizada, a exemplo do time feminino da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).
Cerca de 120 mulheres fazem parte do corpo de colaboradores da pasta, parte delas executa funções administrativas, assim como serviços de paisagismo e limpeza urbana. E não é por acaso a missão delas em cuidar da cidade.
“Elas estão ali por serem mais cuidadosas, têm um olhar diferente. Temos mulheres no serviço de roçagem com máquinas costais e o retorno que temos dos nossos diretores é que nesta área o serviço delas é melhor que o dos homens. Elas são importantes na Seisp porque dão exemplo de cuidado e comprometimento com o trabalho. Todos os dias temos o retorno do trabalho dessas mulheres empenhadas em dar o melhor à nossa cidade”, ressalta o secretário Paulo Cezar Monteiro.
Fabiana Frazão, 31 anos, é uma destas mulheres. Ela, que é mãe de seis filhos, trabalha na Praia da Graciosa há um ano realizando serviços de limpeza, varrição, capina, rastelamento e irrigação de jardim. Ela conta que a praia é um ambiente muito visitado por famílias e trabalhar em um cartão postal da cidade lhe traz satisfação. “É bom trabalhar e mostrar zelo da cidade. Acredito, sim, que a mulher tem mais atenção aos detalhes. Por isso, recebo com satisfação retorno dos comerciantes e turistas sobre como a praia está bem cuidada. É bom pra gente, é bom pra todo mundo que vem ver a praia bonita, bem limpa”, explica. Outras duas mulheres compõem a equipe de Fabiana, que explica que segredo não existe para um trabalho bem feito. “Nosso trabalho não tem segredo, é cuidado e zelo”, explica.
Limpeza urbana
A gari Neomar de Oliveira Conceição, 54 anos, também é outro exemplo de mulher dedicada a tornar Palmas uma cidade ainda mais bonita. Ela trabalha há 14 anos nesta função, da qual diz ter orgulho.
Mãe de oito filhos, seis deles mulheres, ela trabalha todos os dias na manutenção da limpeza do Parque Cesamar, outro cartão postal da cidade. Morando no Aureny III, ela chega cedo ao trabalho e não sai de casa sem brincos. Outro cuidado é manter as unhas sempre esmaltadas. “Gosto da minha profissão, me sinto dedicada, também é bom ter mais companheiras para o trabalho do dia a dia. Ter carinho pelo que faz é o que faz a diferença e quando acontece de ouvir um elogio sobre onde trabalho é como se estivesse me elogiando”, explica Neomar.
A fiscal de limpeza urbana, Maria Bezerra de Oliveira Neta, mais conhecida como Neta, também é outra mulher empenhada em garantir uma cidade mais organizada. Ela trabalha desde 2009 no segmento e supervisiona diariamente 50 colaboradores que realizam o serviço de limpeza pública nas ruas da Capital, a maioria mulheres. Entre os serviços que são executados estão varrição, palitação, limpeza de parques e lavagem de feiras.
Ela diz que as mulheres garantem
harmonia ao trabalho em equipe. “Não encontro dificuldades, são todas muito
abertas a dialogar. Elas estão sempre procurando o melhor. Realmente fazem
acontecer até porque mulher é mais caprichosa, sim.”
Sobre seu próprio trabalho, Neta diz
que sempre tenta ter o mesmo cuidado que tem com a cidade como tem por sua
casa. “Tento repassar esse carinho em forma de capricho a todas elas. Hoje é
imensamente gratificante ouvir elogios. Quando comecei a trabalhar, a cidade
não era bonita como agora, então é nessa hora que a gente sente que
contribuiu”, afirma Neta.