20 novembro 2017 às 12:44

Cmei agrega matemática, linguagens, natureza e sociedade no projeto “Mercadinho do Zeca”

Projeto desenvolve noções referentes às medidas de volume, massa, comprimento, sistema monetário, conscientização ambiental, dentre outras habilidades

Os professores Irismar Mendes e Lucas Gomes, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sonho de Criança, elaboraram o projeto “Mercadinho do Zeca” para estimular o aprendizado dos alunos da pré- escola II a aprender com criatividade. O projeto propõe o contato com as ideias matemáticas por meio da vivência de situações de compra em supermercado, cria hábitos de consumo consciente e desenvolve o aprendizado referente às medidas de volume, massa, comprimento, sistema monetário vigente, conscientização ambiental, dentre outras habilidades.


 

Sueli de Souza, mãe da aluna Alice, aprovou a iniciativa e destacou que o projeto fez a diferença até no comportamento dentro de casa. “É muito importante esse projeto, minha filha aprendeu a dar valor às coisas, agora separa o lixo reciclável, se interessou por matemática, aprendeu a economizar na hora de escolher o produto mais barato e o que é realmente necessário. Ela amava gastar e agora tem noção de custos e quanto podemos gastar em casa. Ela sugere mudanças na rotina, como criar lista de compras e ter um consumo consciente. Isso foi muito positivo para nossa família”, ressalta.

 


Segundo a professora Irismar, o “Mercadinho do Zeca” também desperta as crianças para a leitura visual, por meio das etiquetas e embalagens, que são portadores de textos que cumprem a função de informar. “Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania, cooperando com processo de aquisição da escrita. Realizamos uma atividade para as crianças observarem no seu cotidiano quais são os aspectos dos mercados, quais produtos, preços e elas retornaram para o Cmei com as ideias para montar o mercadinho, participaram de todo processo desde etiquetar, dar valor, lista de mercadorias e incluir itens de padaria e seção de frutas e verduras com desenhos”, explica o professora.


 

Os alunos se empolgaram com o projeto que envolveu as crianças em todas as etapas de produção. Ana Vitória Souza, de cinco aninhos, é aluna da turminha e contou que adora fazer tarefas, pintar, desenhar, e por isso adorou o projeto. “Adoro o mercadinho, eu gostei de comprar, de vender, de colocar os preços nos objetos. Eu gostei de tudo e aprendi bastante”, conta a aluna.


 

Já o professor Lucas destacou que os alunos puderam desenvolver o cálculo mental, aprenderam a usar a calculadora, reconhecer valores, cédulas, calcular gastos e troco, ler rótulos e assimilar situações a partir da experiência de vida. “Os alunos realizaram coleta de embalagens vazias, analisaram as palavras encontradas e identificaram letras. Ensinamos como funciona o sistema de economia com o cofrinho da sala, dividimos a turma em grupos e assim as tarefas para montar o mercadinho foram sendo realizadas”.


 

Para tornar a prática mais real, os alunos receberam notas de “dinheiro fantasia” e foram às compras. Irismar aponta que a atividade norteia todos os eixos pertinentes à educação infantil, tendo como objetivo explorar a possibilidade de administrar os recursos que possuem cada um, o que pode e como comprar, o troco que receberá na compra, análise dos números e a construção de noções de adição e subtração, a escrita das embalagens. “No ato de brincar a criança está impulsionada a fazer a contagem, a comparar quantidades, identificar os algarismos e letras, conglomerando o desencadear das ações físicas e mentais, numa atmosfera harmônica e confiável”, descreve.

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