24 outubro 2016 às 11:11

Vencedores da Fecit 2016 recebem premiação

Apresentações culturais de dança e teatro deram início à festa de premiação dos alunos vencedores da 3ª edição da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit – 2016). O evento foi realizado na noite da última sexta-feira, 21, no auditório central do Ceulp/Ulbra. Além dos alunos que participaram da mostra científica, marcaram presença professores, gestores escolares e representantes de instituições parceiras. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio das secretarias da Educação e Desenvolvimento Econômico e Emprego.

 

Os trabalhos científicos selecionados garantiram prêmios e certificado de reconhecimento à escola, aos professores orientadores e aos alunos. Na categoria Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, foi classificada em 1º lugar, a Escola Rosemir Fernandes, com o projeto “Pulmão Artificial Caseiro”. As alunas Julia Aires Monteiro, Lethícia Rodrigues da Silva e Ana Beatriz Cardoso Martins receberam, cada uma, medalhas e um kit escolar contendo mochila e materiais pedagógicos.

 

Na categoria Ensino Fundamental 6º ao 9º ano, quem conquistou o 1º lugar foi a Escola Crispim Pereira de Alencar de Taquaruçu, com o projeto “Helicóptero Detector de Focos da Dengue”, dos alunos do 9º ano, Ângela Cristina Dias Maffissoni, Paulo Matheus Naves Ribeiro e Victor Parente de Oliveira Nunes, que ganharam, cada um, um tablet e medalhas.

 

Na categoria individual 6º ao 9º ano, o vencedor foi o aluno da escola Darcy Ribeiro, Felipe Américo com o projeto “Cão Guia Robô”. Como prêmio, Felipe ganhou um tablet.

 

A equipe que apresentou o melhor Diário de Bordo foi a do projeto “Construindo uma moeda digital na escola”, elaborado pelos alunos Jonas Alberto Barros Cambraia, Bonifácio Guimarães Arruda e Giovanna Abigail Wenceslau Lima, da ETI Olga Benário. Os alunos ganharam uma bolsa de estudo de inglês com 80% de desconto.

 

O prêmio destaque Febrace foi para o projeto “Energia Fotovoltaica: Uma solução para as escolas públicas de Palmas”, desenvolvido pelos alunos da Escola Anne Frank, Gabriel Davi Vieira Pugas, Guilherme Ferreira de Sousa e Samuel Ribeiro Guida. Como reconhecimento pelo excelente trabalho, os alunos, acompanhados por seus orientadores, irão representar Palmas no maior evento de popularização da ciência do país, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo, em março de 2017. Os custos da viagem ficarão a cargo da Prefeitura de Palmas.

 

Outros projetos

Ainda durante o evento, foram premiados também projetos nas seguintes categorias: Educação Superior Equipe, Educação Superior Individual, Ensino Médio Técnico, Ensino Médio Regular, EJA equipe, Programas de Aprendizagem Profissional, Prêmio Criatividade, Prêmio Especial Acipa e Prêmio Especial Sebrae. Entre os prêmios ofertados destacam-se: cursos de idiomas, cursos profissionalizantes no Sebrae e no Senac e oficinas ministradas pela Acipa. Todos os nomes dos alunos e projetos vencedores podem ser consultados no site http://ulbra-to.br/fecit/.

 

Para os pequenos do projeto “Berço de Talentos” da Educação Infantil foi realizado o sorteio de alguns brinquedos a serem distribuídos entre as crianças dos CMEIs que participaram da Feira.

 

A coordenadora da Feira, a professora Monique Wermuth, agradeceu a todos os professores e gestores escolares que incentivaram a participação dos alunos, as universidades parceiras e às empresas que prontamente contribuíram com a premiação do evento. “Um sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha em conjunto é realidade. Fizemos um trabalho em conjunto, foi uma construção coletiva, e, por isso, tivemos êxito”.

 

Segundo Monique, a cada edição da Feira há uma melhoria muito grande nos projetos que são apresentados, e um maior envolvimento da comunidade e dos professores. “E para coroar todo esse trabalho, ter um projeto que nasceu na Fecit sendo representado fora do país é uma alegria muito grande, é um sentimento de dever cumprido”, comemorou.

 

Prêmio Especial Bogotá

O projeto “Mandacaru Contra o Câncer”, desenvolvido pelas alunas do 8º ano da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, Heloísa Gama, Ana Beatriz Mesquita e Maria Vitória Canevari, foi selecionado para representar a Fecit Palmas no Encontro Latinoamericano na Colômbia em 2017. A feira científica “Yo amo la ciência”, que ocorre anualmente em Bogotá é organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Científico da Colômbia (Colciencias).

 

Segundo a coordenadora da Fecit, o rigor científico foi o critério principal para que o professor Dr. Ivo Leite, credenciasse o projeto “Mandacaru Contra o Câncer”, como representante da Fecit Palmas, em Bogotá.

 

Título Amigo da Educação

Na oportunidade, a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) concedeu ao prefeito Carlos Amastha e a coordenadora da Fecit, Monique Wermuth Figueras, o título de “Amigo da Educação” pelos relevantes trabalhos prestados em prol da educação.

 

Tags: