
FGT contribui para o crescimento de pequenos empreendedores da culinária palmense
Completando
uma década de existência como o principal evento de fomento à gastronomia
regional na Capital, o Festival Gastronômico de Taquaruçu, que tem como
objetivo principal valorizar os ingredientes da culinária regional e a
criatividade na elaboração dos pratos, também vem colecionando histórias de
sucesso de pequenos empreendedores, que enveredaram pelo ramo da gastronomia ou
intensificaram sua inclusão após conquistar uma das categorias do evento.
A
ganhadora do primeiro lugar na categoria “comidinhas”, edição de 2015, Beatriz
Oliveira, que tem no seu histórico familiar uma longa lista de participantes
vencedores, obteve sucesso já na sua primeira participação do concurso
gastronômico, e este ano garante que preparou, mais uma vez, uma receita que
estará forte na disputa do primeiro lugar no evento, sempre buscando inspiração
nos ingredientes queridinhos dos palmenses, como a carne de sol.
Beatriz
conta que antes da sua participação no FGT, já trabalhava no ramo da
alimentação, com a venda de produtos congelados, mas foi com o festival que seu
negócio teve a alavancada que precisava para a formalização. “Depois da visibilidade que o Festival
proporcionou, minhas vendas aumentaram consideravelmente e até hoje comercializo
o prato ganhador, com isso passei a vender mais, não apenas este prato, mas
proporcionou que eu tivesse a oportunidade de ser conhecida, e assim, oferecer
os outros produtos do meu cardápio”, enfatizou Beatriz.
A culinarista Marise de Araújo, natural de Brasília, conheceu o FGT pela primeira vez apenas como expectadora e, desde aquele momento ficou encantada com o que viu. Já na primeira edição da qual participou da disputa gastronômica sagrou-se vencedora no 3º lugar na categoria prato salgado, o que trouxe uma nova perspectiva na vida da culinarista, para assim, desenvolver seu potencial empreendedor. Na segunda participação também novamente foi premiada, levando para a casa o título de 2º lugar na categoria comidinhas.
Marise conta que o FGT despertou seu lado empreendedor, fazendo-a planejar a implantação de seu próprio negócio. Ela também disse que os cursos proporcionados pelo festival aprimoraram suas habilidades, e para poder estar no mercado de forma profissional continua realizando uma série de cursos profissionalizantes tanto em Palmas, como fora da Capital.
“O
FGT tem para mim uma grande importância cultural, pois valoriza nossos
ingredientes locais, além de estarmos dentro do circuito de grandes festivais
do Brasil. O Festival me impulsionou a querer empreender, quando cheguei a
Palmas eu trabalhava na área de confecções, e o FGT trouxe esse novo
diferencial que é a gastronomia, me motivando a procurar cursos na área, a me
aperfeiçoar. Sou uma aluna assídua no Senac Palmas, além de buscar novos cursos fora do Estado”, conta a
culinarista.
Marise fala sobre as suas perspectivas de empreender na área gastronômica, que passou a ser um objetivo que está a cada dia mais próximo, ao qual ela vem trabalhando constantemente. “A minha intenção é montar uma confeitaria fina, diferente do que já temos visto na cidade. Tudo isso veio com o FGT, que me trouxe todas essas possibilidades, e me motivou a conquistar tudo isso na minha vida, pois a gastronomia só estava presente na minha vida apenas como um hobby, para atender a amigos e familiares. Mas depois do festival, agora eu estou vislumbrando a possibilidade de empreender nesta área tão promissora”, finalizou Marise.