04 fevereiro 2016 às 14:04

Palmas oferece diversos atrativos turísticos que podem ser desfrutado durante o Carnaval

Palmenses e turistas poderão desfrutar de uma grande variedade de opções turísticas que  Palmas oferece, desde turismo de aventura ao turismo de contemplação, além de uma rica gastronomia, que pode ser conferida nas grandes feiras cobertas da Capital, distribuídas estrategicamente em toda a cidade.

 

No centro da cidade, encontra-se o Lago de Palmas com fácil acesso, que hoje desponta como um importante cenário para a prática de atividades náuticas e principalmente para a pesca esportiva no Brasil, além de proporcionar aos visitantes belas praias artificiais, que podem ser visitadas o ano inteiro.

 

O ecoturismo e o turismo de aventura também são grandes atrativos da Capital. Além disso, o visitante pode conferir no distrito de Taquaruçu belas quedas d’agua e cachoeiras, trilhas ecológicas, hotéis fazendas e belas serras, onde se pode praticar o rapel e a tirolesa.

 

Confira os principais atrativos turísticos da cidade:

 

Lago de Palmas

Formado a partir da construção de Usina Hidroelétrica no Rio Tocantins, o lago possui extensão de 172 km, em uma área de 626 km². A fauna aquática se destaca e tem promovido crescimento da pesca esportiva, em especial a do Tucunaré Azul. As atividades de lazer náutico compõem o cenário em fins de tarde, finais de semana e feriados. O Lago de Palmas é sem dúvidas o maior atrativo natural da cidade. Melhor acesso pela Av. Juscelino Kubistchek, sentido oeste.

 

Praia das Arnos

É hoje uma das principais atrações para visitantes e turistas da região Norte de Palmas. A estrutura permite conforto no atendimento e tem sido palco de eventos variados, além do excelente cenário oferecido pelo lago. Melhor acesso pela Av. JK sentido Oeste, contornar à direita a rotatória na NS 03, seguir até a LO 10, contornar à esquerda e seguir até a praia.

 

Praia da Graciosa

A Praia da Graciosa é a principal praia da cidade e conta com estrutura para receber turistas e moradores. A contemplação do por do sol, o encontro para “happy hours” de famílias e amigos, além da oferta gastronômica transformam a Praia da Graciosa em um dos lugares mais visitados da cidade. Melhor acesso é seguir a Av. Juscelino Kubistchek, sentido oeste, contornar a rotatória que dá acesso à UFT (Universidade Federal do Tocantins) à esquerda, seguir em frente e dobrar na primeira rua à direita.

 

Praia do Prata

Praia com ambiente rústico e arborizado é destaque como destino para moradores e turistas, especialmente pela gastronomia que tem em seus pratos baseados no pescado, além de infraestrutura que possibilita lazer e descontração. O local também é utilizado para eventos de menor porte.

 

Praia do Caju

Praia mais ao Sul, com menor estrutura, mantém um cenário mais simples. Lugar para quem gosta de aproveitar as águas do lago e a companhia de amigos.

 

Ilha Canela

A ilha privada se destaca por estar localizada em meio à beleza do Lago de Palmas, com praia e oferta gastronômica que atraem muitos turistas. Com área de 45.000m² e ótima extensão de área para banho, o local é destino especialmente em feriados e finais de semana. Distante a 3 km da margem, tem acesso permitido aos que utilizam do transporte oferecido na Praia da Graciosa.

 

Stand Up Paddle

Atividade esportiva e turística em destaque em várias partes do mundo também faz sucesso em Palmas. As águas do Lago têm cada vez mais a presença do equilíbrio em pranchas associado à prática esportiva e ao Turismo. É possível o prazer do Stan Up Paddle nas praias da Graciosa e do Prata.

 

Flutuante

Os serviços de “Flutuantes” no Lago de Palmas são destaques pela possibilidade de atrelar à beleza do lugar serviços de bar e restaurante para pequenos grupos de turistas organizados. Celebrar a vida em flutuantes no lago é mais uma das inúmeras maneiras de aproveitar o melhor da natureza em Palmas.

 

Complexo Praça dos Girassóis

O espaço foi criado estrategicamente de maneira que fosse possível ordenar o crescimento da cidade a partir dali. O termo complexo justifica-se pelos inúmeros componentes internos, que fazem do lugar uma dos mais interessantes para ser explorado por quem quer conhecer a história de Palmas, como os monumentos históricos: Centro Geodésico do Brasil – rosa dos ventos; Monumento à Bíblia; Monumento Súplica dos Pioneiros; o Cruzeiro; mapa do Tocantins; relógio do Sol; praça Krahô; Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana; Memorial Coluna Prestes; cascata; patrimônio ambiental; fonte luminosa; catedral; praça de esporte; praça de lazer;

 

Parque Cesamar

Excelente ambiente construído dentro de uma área verde que proporciona ao turista atividades de esporte, lazer, celebração entre amigos e em eventos realizados, assim como a possibilidade de contemplação da natureza encontrada na flora e fauna do lugar.

 

Feira do Bosque

Feira grandiosa que atrai muitos turistas aos domingos. Ótima para quem quer degustar quitutes e alimentos típicos do cerrado, comprar artesanato ou oferecer entretenimento para as crianças em brinquedos e apresentações artísticas.

 

Feira da 304 Sul

Lugar onde todos se encontram para consumir alimento com qualidade e sentir os cheiros dos produtos da terra in natura. A feira se destaca pela diversidade dos produtos oferecidos e pela predominância de produtos cultivados na própria cidade.

 

Espaço Cultural

Linda construção arquitetônica que chama a atenção de todos que trafegam na principal avenida da cidade. O Espaço Cultural conta com alguns atrativos internos fazem com que muitos turistas visitem o lugar, dentre os quais se destacam: Theatro Fernanda Montenegro, com capacidade para 500 pessoas, Sala Sinhozinho, para projeções de filmes, a Biblioteca Jaime Câmara, o centro de criatividade e a grande praça.

 

Cachoeiras

Dezenas de cachoeiras catalogadas no distrito de Taquaruçu, que fica cerca de 30 km de Palmas, algumas com acesso muito fácil, atraem turistas durante todo o ano. Quedas d’água com até 70 metros encantam a todos e surpreendem com temperaturas baixas que convidam ao mergulho.

 

Tirolesa

A área serrana de Palmas, no distrito de Taquaruçu, oferece aos turistas que gostam de associar aventura à natureza, a oportunidade de uma experiência inesquecível. A descida na tirolesa é uma delícia que permite visualizar um cenário lindo.

 

Rapel

Rapel nas cachoeiras de Taquaruçu é uma prática cada vez mais presente. Turistas aproveitam o momento mágico nas cachoeiras para exercitar, com segurança, o espírito aventureiro e ecoturista. É, literalmente, um banho de lavar a alma.

 

Mirantes – Voo Livre

Muitos pontos da serra oferecem a oportunidade de ver toda a cidade e seus contornos com serra e lago. Dentre esses pontos se destacam aqueles utilizados pelos amantes do voo livre que deixam os céus de Palmas mais coloridos.

 

Tags: