Programa de Modernização da Gestão Escolar será lançado nesta quinta-feira, 15
Capacitações serão ministradas por profissionais especialistas em ensino; entre eles o pesquisador e pós-doutor em Ciência da Informação, Fredric Michael Litto
Será lançado no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, nesta quinta-feira, 15, às 8 horas, o Programa de Modernização da Gestão Escolar com o objetivo de estimular ainda mais a gestão educacional das escolas municipais da Capital.
Palmas figura entre as capitais com melhor desempenho na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e anos finais da educação básica (6º ao 9º anos) segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011, um indicador do Ministério da Educação.
De acordo com Hector Valente Franco, assessor especial de Assuntos Estratégicos, o município, que já apresenta desempenho satisfatório, busca ainda mais excelência no ramo educacional por meio da capacitação de servidores administrativos e professores que já atuam em unidades educacionais. 90 funcionários foram selecionados e ganharam a pós-graduação em lacto sensus do curso de Formação de Gestores das Unidades Educacionais de Palmas.
Serão 380 horas de capacitação dentre as quais 330 serão ministradas por profissionais especialistas em ensino. Entre eles, o pesquisador e pós-doutor em ciência da informação, pelas mais consagradas instituições de ensino dos Estados Unidos, Fredric Michael Litto. Formado em rádio e TV, Fredric possui larga experiência em ensino a distância. Desde 1995, preside a Associação Brasileira de Educação a Distância e, entre outras atividades, é escritor e orientador de pós-graduandos da Universidade de São Paulo (USP).
As demais 50 aulas serão aplicadas em três países da Ásia e Europa que tiveram crescimento significativo nas últimas avaliações do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ( em português). Cingapura, Coréia do Sul e Islândia receberão, cada um, 30 servidores da educação.
O curso começa dia 22 de agosto com as missões internacionais previstas para setembro e outubro de 2013.