19 junho 2013 às 11:00

Educandos da rede municipal são submetidos à avaliação do Saep

Aproximadamente de cinco mil alunos, das 145 turmas de 5º ano e do 9º ano, das unidades educacionais da rede municipal de ensino iniciaram nesta quarta-feira, 19, as provas da 4ª edição das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP). Na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares as quatro turmas de 5º ano, com cerca de 35 alunos cada, participam da avaliação nesta quarta-feira, 19. Na quinta-feira, 20, as provas serão aplicadas aos alunos do 9º ano.

 

A diretora da unidade, Alice Furukawa, pontuou que as avaliações têm contribuído muito nas ações da escola voltadas ao aprendizado dos alunos. Segundo ela, a assessoria e o acompanhamento pedagógico que são prestados à unidade têm alavancado o ensino nas referidas séries. De acordo com Alice, a avaliação externa tem incentivado as escolas em produzir melhores resultados.

 

Para a professora de 5º ano da unidade, Rita Nazareno, o Saep é muito importante, pois mostra para o docente quais descritores precisam ser melhorados. De acordo com ela, os resultados das avaliações levaram a escola a direcionar as aulas de reforço e a elaborar um projeto que aborda esses descritores de forma interdisciplinar, ou seja, com o projeto os alunos poderão, por exemplo, reforçar os conteúdos de Matemática nas aulas de Educação Física.

 

O aluno do 5º ano da unidade, Rhuan Oliveira, relatou que teve um pouco de dificuldade em interpretar algumas questões propostas nesta quarta avaliação, mas que ainda assim espera por um bom resultado, já que conseguiu resolver todas as questões.

 

A quarta avaliação aborda os descritores do conteúdo trabalhado no primeiro e segundo bimestres, referente às disciplinas de língua portuguesa e matemática, com o propósito de obter informações consistentes sobre o nível de aprendizagem da Educação Básica – Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) no sistema educacional da rede, capazes de orientar o monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.