13 setembro 2010 às 14:14

Guarda Metropolitana de Palmas alerta população sobre o clima

O período de clima crítico na Capital, com a umidade relativa do ar muito baixa, poeira, queimadas e vento é o motivo que leva a Guarda Metropolitana de Palmas a alertar a população a ter atitudes preventivas.

De acordo com o gerente interino da Defesa Civil Municipal, que é ligada a GMP, Inspetor Leônidas Castro, diante desses mais de 100 dias sem chuvas, são necessários vários cuidados. “A situação requer das pessoas o consumo de água com mais frequência, bem como é benéfico que não façam esforço físico, mesmo após as 17 horas, já que isso exige mais respiração e nosso ar está muito carregado de fumaça”, comenta Castro. Outra recomendação é maior consumo de frutas.

Chuvas
A Defesa Civil também faz alerta para a chegada das chuvas. Leônidas Castro acredita que até o final deste de setembro Palmas poderá ter as primeiras chuvas. “Algumas nuvens já são vistas e em geral, pela temperatura do solo e a poeira, com as chuvas vem a gripe. As pessoas devem evitar a exposição durante o temporal, até por causa do perigo com raios”, explicou.

Os moradores são aconselhados a não deixar pertences soltos no quintal, de forma que não sejam levados pelo vento forte e causem acidentes.

Quem tem casas cobertas com telhas de barro, devem, segundo Castro, fazer o emboque para melhor afixação da cobertura. O mesmo deve ocorrer se as telhas forem de amianto, alumínio ou zinco. “Quanto mais cedo realizar essas ações, melhor”, argumenta o inspetor.

De acordo com Castro o alerta é principalmente para os moradores das regiões mais abertas, como Taquari, Jardim Aurenys I, II e III, Bela Vista e Santo Amaro, que possibilitam que as correntes de ar ganhem mais velocidade”.

Limpeza
Aos que residem às beiras de rios, o conselho é observar se não há obstrução nos cursos d´água e galerias. “Em caso de emergência a população pode acionar o telefone 190, do Serviço Integrado de Operações, o Siop”, finalizou Leônidas Castro.