09 setembro 2010 às 11:52

Alunos da Unopar e IFTO visitam aterro sanitário da capital

Cerca de 30 estudantes dos cursos de Gestão Ambiental da Universidade do Norte do Paraná, (Unopar) e de Agrimensura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, (IFTO), visitaram na manhã desta quinta-feira,09, o aterro sanitário da capital.

Durante a visita o grupo participou de um bate papo com o engenheiro e Lixólogo responsável pelo aterro sanitário de Palmas, João Marques, onde puderam tirar dúvidas e aprenderam mais sobre todo o processo do destino final do lixo doméstico e hospitalar da capital.

Em seguida, os alunos visitaram o museu do lixo e fizeram uma caminhada pela área destinada ao deposito final dos resíduos sólidos. O grupo conheceu também as lagoas anaeróbias de tratamento do chorume e as valas para depósito do lixo hospitalar.

A tutora do curso de Gestão Ambiental da Unopar, Sara Costa, falou sobre a importância da visita: “A visita ao aterro sanitário faz com que os estudantes visualizem na prática o destino final do lixo produzido na capital. Essa experiência servirá ainda como fonte de pesquisa e desenvolvimento de projetos pelos futuros profissionais da área de Agrimensura e Gestão Ambiental”. Contou a professora.