25 abril 2010 às 18:32

Semana da Cultura Russa em Palmas chega à ETI Pe. Josimo Tavares

Depois de ter sido realizada nas Escolas Municipais de Tempo Integral Vinícius de Morais, Santa Bárbara e Eurídice Ferreira de Mello, a exposição da Semana da Cultura Russa chega à ETI Pe. Josimo Tavares nesta segunda-feira, 26.

O evento ficará aberto aos alunos e a comunidade da região até o dia 30. Além de promover a amizade entre os povos, a exposição apresenta ao público palmense um pouco da cultura de outro país. A mostra é composta por 15 quadros que retratam as obras de escritores da literatura russa e por filmes nacionais do país.

A exposição é uma realização da Secretaria Municipal da Educação (Semed) em parceria com a Embaixada da Rússia, de Brasília.

Com esta ação, a Semed espera que a exposição possa trazer para a capital um pouco da cultura de um país que é considerado mundialmente como celeiro cultural, tendo como exemplos, escolas, institutos e faculdades especializadas na preparação do artista, bem como despertar nos alunos e sociedade uma aproximação com a Cultura Russa.

Sinopses dos filmes

INFANTIS

TÍTULO: ILYA MUROMETS E SOLOVEI-RAZBOINIK

GÊNERO: INFANTIL

DIREÇÃO: VLADIMIR TOROPTCHIN

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA, 2007

Sinopse: A terra russa é famosa pelos heróis e bandidos. E sempre existe um príncipe nobre que observa tudo e se é preciso faz a ordem. Só que nem sempre tudo dá certo. Após o príncipe brigar com um herói, um bandido, conhecido como Solovei, roubou o palácio. E agora, só resta ao príncipe e seu amigo Ilyá tentar resgatar os tesouros.

TÍTULO: ALIOCHA POPOVITCH E TUGARIN ZMEI

GÊNERO: INFANTIL

DIREÇÃO: KONSTANTIN BRONZIT

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA, 2004

Sinopse: É uma história alegre, em que há espaço para aventuras de Aliócha e seus amigos. E claro, como na maioria nos filmes infantis o destaque pertence ao personagem de um cavalo falante, Lúli, que pensa que sabe tudo, e é muito falador, procura dar conselhos para todo mundo e, simultaneamente, é um pouco covarde.

TÍTULO: DOBRINIA NIKITITCH E ZMEY-GORINITCH

GÊNERO: INFANTIL

Direção: Ilyá Maksímov

Sinopse: Este filme colorido e alegre conta como o bogatyr russo, Dobrínia Nikititch, resgata a sobrinha do príncipe de Kiev, Zabava, do cativeiro de Zmey Gorínitch. Será difícil a Dobrínia e seu jovem aluno, Elissei, executar essa tarefa. Dobrínia não sabe que o próprio príncipe encontra-se num beco sem saída e não está interessado no retorno da sobrinha. Dobrínia deverá conhecer a amargura da traição, no entanto, os planos dos malvados são destinados a fracassar – até a Baba Iagá será incapaz de resistir a bogatyr honesto e seu bom amigo.

ADULTOS

TÍTULO: PASSEIO

GÊNERO: ADULTO

AUTOR: ALEKSEI UCHITEL

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA, 2003

Sinopse: O jovem Aleksei e seu melhor amigo Petyam um rapaz carrancudo e cínico, travaram conhecimento com a menina alegre Olya. Juntos eles passeiam por São-Petersburgo. Seu passeio dura apenas uma hora e meia no tempo real, mas vão recordar este passeio para sempre.

TÍTULO: ILHA

GÊNERO: ADULTO

AUTOR: PAVEL LUNGUIN

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA, 2006

Sinopse: Segunda Guerra Mundial. A barcaça com carvão em que trabalham Anatóli e seu companheiro Tikhon foi capturada pelo navio de patrulha alemão. Implorando piedade aos alemães, Anatóli comete uma traição matando a tiro Tikhon. Os alemães deixam o covarde na barcaça minada, mas graças à ajuda dos monges, que vivem no mosteiro na ilha, ele fica vivo. Passam alguns anos e as pessoas reverenciam o anacoreta Anatoli pela vida justa e a ajuda milagrosa que ele dá aos que vêm para a ilha. No entanto, o pecado de homicídio que ele cometeu durante a guerra não lhe dá sossego.

TÍTULO: ESTRELA

GÊNERO: ADULTO

Direção: Nikolai Lebedev

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA

Sinopse: A ação do filme realiza-se em 1944. O exército soviético chega até a fronteira ocidental do país. Um grupo de exploradores com sinal de chamada “Estrela” a custo das próprias vidas executam tarefas do comando na retaguarda do inimigo. O filme baseia-se na novela homônima de Emmanuil Kazakévitch, autor do projeto.

TÍTULO: CUCO

GÊNERO: ADULTO

DIREÇÃO: ALEKSANDR ROGÓJKIN

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA

Sinopse: Setembro de 1944. O ex-estudante finlandês Veikko é sentenciado à morte e é preso à rocha pelos alemães, que o deixaram com espingarda, comida e bebida para alguns dias. Para Veikko não se render no cativeiro, ele ficou disfarçado de oficial da SS. Um soldado soviético chamado Ivan foi acusado por denúncia quando o escoltaram para o local do interrogatório, perto do local em que estava preso. Procurando um lugar onde ele poderia descansar, Veikko chega à casa de Anni. Anni, Ivan e Veikko falam diferentes línguas. Ivan não entende que Veikko realmente não pertence a SS, não é fascista e que para ele a guerra terminou e tenta várias vezes matá-lo, e finalmente o atinge a tiro. Mas graças a sua capacidade de xamã, Anni tira Veikko do mundo além-túmulo. Chegado o inverno, ambos deixam a casa de Anni. No episódio final, Anni acaba narrando sobre estes acontecimentos aos seus filhos.

TÍTULO: ANNA KARENINA

GÊNERO: ADULTO

DIREÇÃO: ALEXANDER ZARKHI

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA, 1967

Sinopse: Petersburgo, século XIX. Anna Karenina (Greta Garbo) é a esposa de Karenin (Basil Rathbone), um rico funcionário do governo. Ela viaja até Moscou para tentar acalmar Dolly (Phoebe Foster), sua cunhada, pois o irmão de Anna, Stiva (Reginald Owen), um mulherengo, foi infiel e agora o casamento passa por uma crise. Logo ao chegar na estação de trem ela conhece um oficial, o Conde Alexei Vronsky (Fredric March). Ambos se sentem atraídos, sensação esta que aumenta ao participarem de um baile. Anna decide voltar logo para São Petersburgo, pois tem um marido e um filho, Sergei (Freddie Bartholomow), esperando por ela. Talvez tudo não passasse de um flerte se Vronsky não antecipasse sua ida para São Petersburgo, embarcando no mesmo trem. Ele confessa seu amor, sendo que ela também está apaixonada. Logo Anna deixa Karenin, que não quer lhe dar o divórcio, pois para ele as aparências importam, e a proíbe de ver seu filho Sergei. Anna e Vronsky vão para a Itália, onde continuam se amando intensamente. Mas ao voltarem para a Rússia, Anna sente que Vronsky está diferente.

TÍTULO: O SOL BRANCO DO DESERTO

GÊNERO: ADULTO

DIRETOR: VLADIMIR MOTYL

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA, 1969

Sinopse: Filme de ação, fala sobre o armamento vermelho lutando com os contra-revolucionários. Trata-se de um dos filmes favoritos das mais severas gerações de espectadores. Para os cosmonautas russos, é uma tradição ver este filme antes de ir ao espaço. Na história, o soldado debandado, Fyodor Sukhou, está construindo uma estrada de ponta-a-ponta, do deserto até a vila onde mora. O bando do brutal Abdulla comanda com muita violência aquele lugar. O companheiro de Sukhou, o jovem soldado Petrukha, morreu nas mãos de Abdulla. Mas no momento decisivo, Sukhou recebe ajuda dos oficiais vereshchaguin e do pobre aldeão, Saíd.

TÍTULO: Moscou não acredita em lágrimas

GÊNERO ADULTO

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA

DIREÇÃO: VLADIMIR MENSHOV

Sinopse: Conta a história de três amigas que deixam uma pequena cidade da Rússia para batalhar por carreira e amor na Moscou do fim da década de 50.

DOCUMENTÁRIOS

TÍLULO: NARRACOES DA MADRE FROSSIA SOBRE O MOSTEIRO DIVEEVSKI

GÊNERO: DOCUMENTÁRIO SOBRE A CULTURA E RELIGIÃO RUSSA

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA

Sinopse: É uma narrativa sobre o monje que levou sua crença por meio de todas as provas e perseguições que a igreja sofreu na época soviética.

TÍTULO: O TERRESTRE E O CELESTE

GÊNERO: DOCUMENTÁRIO SOBRE A CULTURA E RELIGIÃO RUSSA

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA

Sinopse: São dois documentários. O primeiro, ‘Salva e Preserva’, que trata sobre as ideias comunistas amplamente divulgadas. O segundo ‘Verão de Deus’ abrange sobre a importância da igreja Russa moderna.

TÍTULO: MOSTEIRO DE PSKOV E PECHERA

GÊNERO: DOCUMENTÁRIO SOBRE A CULTURA E RELIGIÃO RUSSA

ORIGEM DO FILME: RÚSSIA

Sinopse: Este filme foi rodado em 1986 no Mosteiro de Pskov e Pechera, quando ainda eram vivos muitos dos anacoretas, como o arquimandrita Serafim, o arquimandrita Feofan, o arquimandrita Aleksandr, o arquimandrita Nafanail, superior do mosteiro Melkhisedek, o arquimandrita Ioann.

Assistirão a cenas únicas com grandes devotos, a quem o Deus mandou viver uma parte da vida sob pena de perseguições. Segundo a palavra do apóstolo Paulo, eles conseguiram preservar o tesouro da crença e levar a Deus o fruto perfeito da vida cristã: “amor, felicidade, paz, tolerância, misericórdia, fé, docilidade e continência”. Apóstolo Paulo acrescenta sobre tais pessoas: “Não há lei para eles… aqueles que são do Cristo, crucificaram o corpo com as paixões e luxúrias”.