Gespública é considerado uma importante ferramenta para modernização administrativa de Palmas
O município de Palmas deu mais um passo na direção da vanguarda da administração, com a adesão ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), do Governo Federal, operacionalizado no Tocantins através do 22º Batalhão de Infantaria, do Exército.
Na solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório do Senac, o gerente da Rede Nacional do Gespública, Valmir Dantas, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, considerou de vanguarda as políticas públicas de modernização e transparência adotadas pela Prefeitura de Palmas. “Caro prefeito Raul Filho, a adesão de Palmas ao Gespública demonstra o compromisso desta gestão com o cidadão”, disse ele, acrescentando que “a Ouvidoria e o Portal da Transparência já são duas ferramentas importantes e que complementam o Gespública”.
O comandante do 22º Batalhão de Infantaria de Palmas, Tenente-Coronel Miguel Ângelo Campagnac Rabello, explicou que tem sido gratificante a experiência de trabalhar com a Prefeitura de Palmas, “uma instituição séria e aberta a experiências que atendam os anseios da população”. Já o secretário Tadeu Zerbine, titular da pasta municipal de Planejamento e Gestão, disse que a Prefeitura de Palmas está preparada para os novos desafios.
O prefeito Raul Filho explicou que a prioridade de sua administração é vencer os entraves burocráticos e trazer o cidadão, cada vez mais, para dentro da administração pública. “Não podemos mais aceitar o engessamento da administração pela burocracia. Nosso patrão é o povo, é para ele que temos que dar o nosso melhor”, defendeu.
Gespública
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização foi criado em 2005 e é uma ferramenta para facilitar a excelência na gestão de órgãos e entidades públicas, elevando o padrão de serviços prestados ao cidadão, tornando-o mais exigente em relação aos serviços públicos a que tem direito e estimulando sua participação no processo de melhoria do atendimento prestado pelas organizações, por meio da indução do controle social.