29 setembro 2019 às 12:00

Caravana Expo Abav 2019 com empreendedores do Destino Taquaruçu finaliza evento com saldo positivo

  Foram três dias de eventos, onde os empreendedores apresentaram o Destino Taquaruçu

Com muitos atendimentos e a proposta para entrar no portfólio da empresa CVC, uma das maiores no ramo de comercialização de pacotes de viagens, a caravana palmense, composta por 12 empreendimentos, principalmente agências de viagens, pousadas e atrativos turísticos, todos empreendedores atendidos pelo projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, mais as equipes técnicas da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e  Sebrae Tocantins, avalia como muito positiva a participação na Expo Abav 2018.


A caravana, organizada pela Prefeitura de Palmas e o Sebrae Tocantins, cumpriu seu objetivo, que era projetar o Destino Taquaruçu  no mercado nacional, destacando que trata-se de um destino singular, com experiências de vivências exclusivas, e que pode ser combinado com o Jalapão.


E uma das primeiras grandes conquistas foi celebrada durante a participação da caravana do Destino Taquaruçu na Expo Abav 2019. Segundo ressalta o vice-presidente da ABAV Tocantins, Rodolfo Ferreira, mesmo tendo Palmas estando no portfólio da CVC, faltava mais produtos para agregar ainda mais a cidade, e vender melhor a Capital. “Nós sentimos falta de sermos visto em outros produtos, e aqui com esse acordo de incluir o destino Taquaruçu no portfólio da CVC, com suas pousadas,  com seus serviços, com suas belezas naturais, o Tocantins ganha muito, pois abrimos um leque na maior rede de distribuição do país, para todos os produtos de Taquaruçu”, ressalta.


Ele também acrescenta que sendo uma das maiores empresas do ramo de venda de pacotes de viagens, pois só na CVC, sem contar as outras empresas do grupo, o destino vai aparecer em 1500 lojas. “Nós agregamos muito para Palmas e Taquaruçu, pois podemos incluir mais produtos do Tocantins, onde os tocantinenses inclusive, podem passar a semana na Capital, e podem escolher viagens no próprio estado e conseguem passar o final de semana em Taquaruçu ou arredores, essa é uma demanda que já existia, mas não tínhamos produtos formatados, como agora existe o Destino Taquaruçu, e nós estamos orgulhosos em colocar esse produto na nossa prateleira”, disse Ferreira.

                           

O empreendedor e presidente do conselho administrativo da Governança Turística de Taquaruçu, Wertemberg Nunes, elencou vários pontos positivos do evento, em especial a grande procura que o destino obteve já na sua primeira vez em uma grande feira. “Nós fizemos a apresentação do destino no momento e lugar certo, e já entramos com um grande ‘ponta pé’, estamos organizados e estruturados, e a diversidade de produtos, chamou a atenção de muitas pessoas, que ansiavam por um produto diferente, e fomos chamados para participar de diversas feiras, tais como a Festuris em Gramado e o Festival das Cataratas”, disse o empreendedor.

 

Para a empreendedora do ramo de hospedagem, Michele Lelis, a vinda para a Abav será um divisor de águas no seu estabelecimento, ela relata que foram feitos muitos contatos, e até fechamento de negócios. “Foi incrível, nós fechamos negócios excelentes, com grandes agências, atendemos pessoas que procuravam destinos diferentes, e amaram a proposta de Taquaruçu e nosso empreendimento, estou saindo daqui satisfeita e com grandes negócios”, disse animada a empreendedora.

 

Daniela Aires, empreendedora do ramo de artesanato, ressaltou que foram muitos os resultados conquistados na feira, não apenas de comercialização nas agências, mas também de troca de experiências, e aprendizados. “Eu acredito que o objetivo da feira foi atingido, que foi mostrar Taquaruçu para o Brasil, e mundo, e muitas pessoas vieram me procurar, e a receptividade das agências para comercializarem nosso destino foram muitas, acredito que muitas agências a partir de agora estarão comercializando nosso destino. E, enquanto passava pelos outros estandes, eu pude observar e aprender com outras experiências. Foi realmente uma experiência muito rica”, enfatizou Daniela.

 

O coordenador estadual da Cadeia Produtiva do Turismo do Sebrae – Tocantins, Alex Veras Dias, avalia como positiva a participação dos empresários na Abav, e de grande relevância e com resultados significativos para o turismo em Taquaruçu. “A participação do Destino Taquaruçu na Abav foi de suam importância e gerou resultados significativos, todos que passaram pelo stand puderam observar, a organização a estruturação e a qualidade do produto ofertado na região de Taquaruçu, inclusive com negociação com a CVC, na possibilidade de incluir o Destino Taquaruçu no portfólio da CVC para comercialização, esse foi o grande resultado, e também outras agências visitaram o stand, puderam conhecer e fecharam negócios, e agora o céu é o limite para que tudo isso possa consolidar, para que de fato o destino Taquaruçu possa ter acesso a outros mercados, em nível nacional e internacional”, avaliou o coordenador.


O presidente da Agtur, Eudes Assis, destacou como a maior conquista da feira a oportunidade de poder comercializar o destino pela CVC, além de ter divulgado o destino nacionalmente. “Temos um potencial turístico de Palmas, e vislumbra bons frutos para o turismo em Palmas. Hoje é a celebração dessa grande parceria da Prefeitura com Sebrae e empreendedores, é o momento de mostrarmos para todo o Brasil o grande potencial turístico da nossa Capital, e em especial aqui o Destino Taquaruçu, é o resultado de um trabalho que já deixou sua marca no turismo da cidade, e aqui hoje está sendo divulgado, e a possibilidade de estar junto com a CVC mostra que estamos no caminho certo, para colhermos bons frutos para o turismo na cidade”, finalizou o gestor.


Caravana Expo ABAV 2019


A caravana tocantinense é composta por 12 empreendimentos, principalmente agências de viagens, pousadas e atrativos turísticos. São eles: Taquaruçutur Turismo, Brutus do Norte – Turismo e Experiência, Good Vibes Ecoturismo, Holyday no Jalapão, Agência de viagens Oca do Vento, Off Turismo, Terra do Sol Ecoturismo, Atrativo Pote de Ouro, Agência de Viagens Café da Mata, Pousada Oriental, Pousada Aldeia da Serra e Atrativo Vai Quem Quer.


Projeto


O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais.


Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.


47ª Abav Expo Internacional de Turismo


Segundo os organizadores, a Abav é considerada a maior e mais completa feira de turismo do Brasil e reúne centenas de expositores nacionais e estrangeiros de toda a cadeia turística. O público do evento é formado por compradores e tomadores de decisão das principais agências de viagens, além de gestores de viagens corporativas, operadoras emissivas e receptivas e demais profissionais do setor.