Crianças transformam a Cozinha Show em uma maravilhosa experiência sensorial
Após o espetáculo de sabores dos pequenos, foi a vez dos adultos comandarem a Cozinha Show, com apresentação da chef Ruth Almeida e do palhaço Batatinha Frita
A cozinha show do 13° Festival Gastronômico de Taquaruçu se transformou nesta quinta-feira, 05, num verdadeiro parque de diversão sensorial, com um mundo cheio de cores, cheiros, sabores, textura e musicalidade a ser explorado. As crianças do projeto Canto das Artes cantaram e tocaram tambores, e depois colocaram a mão na massa ao som do cantor e compositor Rodrigo Rodrigues, que compôs um repertório exclusivo para a oficina.
A criançada preparou todos os ingredientes do talharim de mamão verde com compota de tomatinho cereja e especiarias regionais, reforçando a sensorialidade do prato. Enquanto isso, a plateia pôde experimentar uma variedade de sabores: doce, amargo, azedo e salgado.
A iniciativa faz parte do projeto Culinária de Identidade, desenvolvido pela especialista em Patrimônio Material e Imaterial, Simone Moura. Para a especialista, “a ideia do projeto é despertar as crianças e os pais a desenvolverem memórias afetivas como na época da vovó, que produzia deliciosos bolos e pratos com muito amor”.
E não é que as crianças aprovaram o sabor do talharim feito de mamão verde, um ingrediente presente nos quintais de muitos palmenses. A pequena Ana Laura, de apenas seis anos, provou e pediu pra repetir. “O que eu mais gostei foi do sabor do limão”.
Uma preocupação apontada por Simone é quanto à correria do dia a dia, quando as crianças acabam sendo expostas a muitos alimentos industrializados com grande quantidade de sódio e condimentos, o que para ela tem sido a causa de depressões e doenças crônicas. “Precisamos resgatar a cozinha afetiva e fortalecer os preparos com ingredientes orgânicos”.
Chefs regionais
Após o espetáculo de sabores dos pequenos, foi a vez dos adultos comandarem a Cozinha Show, com apresentação da chef Ruth Almeida e do palhaço Batatinha Frita. Às 19 horas, o chef Osmane Silva fez o passo a passo da montagem do prato ‘Filé ao Molho de Nata com Legumes Cozidos no Leite de Baru’. Ele que é proprietário do restaurante e pousada Agenda 21, em Aurora do Tocantins, há 13 anos.
Em 2014, o chef Osmane Silva foi indicado por meio do voto popular ao Prêmio Dólmã de Gastronomia, maior premiação da área do País. Em 2015 foi indicado novamente, na mesma categoria, e levou o prêmio de melhor chef do estado do Tocantins.
E para fechar a noite da Cozinha Show, o chef Luciano Coelho, professor e palestrante motivacional, que fez uma participação no programa ‘É de Casa’, da Rede Globo, trouxe o prato ‘Caranha ao Molho Verde’.
Edição: Iara Cruz/ postagem: Lorena Karlla