
Escolas da Rede Municipal de Palmas aplicam simulados preparatórios para a Prova Brasil 2019
Os simulados foram aplicados em 311 turmas das unidades educacionais do município, com 22 questões de múltipla escolha
Nesta quarta-feira, 24, cerca de 9.300
alunos da Rede Municipal de Palmas, de turmas do segundo, quinto e nono ano do
ensino fundamental fizeram um simulado preparatório para a Prova Brasil, que
está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano.
Os simulados foram aplicados em 311
turmas das unidades educacionais do município, com 22 questões de múltipla
escolha, relacionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática,
conforme os descritores previstos na Prova Brasil.
De acordo com a secretária executiva
da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Berenice Aires, a
avaliação tem como objetivo, identificar o nivelamento dos alunos da rede
que irão participar da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
e, nortear os educadores sobre as estratégias que devem ser traçadas em sala de
aula, no decorrer do ano, contribuindo com o aprendizado e garantindo o bom
desempenho desses estudantes durante a prova.
Na Escola de Tempo Integral Daniel
Batista, localizada na Arne 64, além do simulado que foi aplicado nesta manhã,
os alunos passam por constantes avaliações, como explica a professora de língua
portuguesa, Aridna Neres. “Nós trabalhamos vários descritores com os nossos
alunos, como a leitura, interpretação de texto, escrita, e são através deles
que avaliamos as habilidades e competências de cada um. A avaliação de hoje só
reforça o trabalho que fazemos com eles, durante às aulas e tudo isso é
planejado para obtermos bons resultados na prova do Saeb”, disse.
Neres reforçou ainda o trabalho que é
feito para conscientizar os alunos da importância do aprendizado para a vida
pessoal e profissional. “Nosso papel enquanto educadores e escola é despertar
nos alunos o interesse pelos estudos, conscientizando-os que todo o esforço
deles, além de contribuir com a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb), vai também prepará-los para desafios ainda maiores, nos caminhos
que eles desejam trilhar. O bom aluno de hoje, será o excelente profissional de
amanhã”, finalizou.
A supervisora educacional Ana Célia
Alves contou que o envolvimento e apoio da família é fundamental para os
alunos, “pois eles se sentem mais confiantes através do estímulo que recebem em
casa e na escola, e por isso, existe por parte da escola, todo um trabalho de
diálogo com os pais e responsáveis durante o processo de preparação dos
alunos”, relatou.
A aluna Maíssa Emanuelle de Souza,
que estuda na ETI Daniel Batista desde as séries iniciais, e hoje está no nono
ano, disse que não teve dificuldades em finalizar o simulado, e que seu sonho é
deixar um legado para escola, onde os professores, familiares e amigos sintam
orgulho. “O nosso sucesso e fracasso só depende de nós, e eu escolhi trilhar o
caminho do sucesso. Busco incentivar meus amigos de sala a pensar assim também,
principalmente nesta fase que a nossa determinação elevará os índices do Ideb
da nossa escola.
Sobre a Prova Brasil
De acordo com o Ministério da
Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino
oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e
questionários socioeconômicos. Os estudantes respondem questões de Língua
Portuguesa, com foco em leitura e Matemática, com foco na resolução de
problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações
sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e
escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados
demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. As
médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de
aprovação nessas esferas.