Gestores educacionais participam de formação continuada com foco na BNCC
Nesse primeiro encontro de formação é realizado no Instituto Vinte de Maio (IVM)
Os 77 gestores educacionais da rede
municipal de Educação de Palmas participam nesta terça-feira, 23, da primeira
etapa da Formação Continuada 2019, cujo foco principal é trabalhar a formação
dos educadores para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nesse primeiro encontro de formação,
que está sendo realizado no Instituto Vinte de Maio (IVM) e prossegue até o
final do dia, participam os gestores das unidades educacionais. Nos próximos
encontros serão atendidos os supervisores e orientadores educacionais, e por
fim, todos os professores da rede, tanto da Educação Infantil como do Ensino
fundamental.
Segundo a secretária executiva da
Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Berenice Feitosa da Costa
Aires, a meta é formar ao longo deste ano todos os educadores da rede
municipal. “Nosso objetivo é formar todos para a implementação da BNCC a partir
de 2020. Em outubro nós começaremos a reformular todos os Projetos Políticos
Pedagógicos para que em 2020 já estejam de acordo com as diretrizes da BNCC”,
informou destacando que a formação dos professores será separada por áreas de
conhecimento.
Durante todo o dia, os gestores
educacionais participarão da capacitação por meio de eixos temáticos, conforme
sua área de atuação. Os gestores que atuam no Ensino Fundamental estão
participando da formação cujo tema é: ‘Os Princípios da BNCC no Cotidiano
Escolar’, ministrada pela Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo, Jerusa Vilhena Morais.
Já os gestores que atuam na Educação
Infantil, estão participando da formação sob o tema: ‘A Gestão da Educação
Infantil alinhada à BNCC’, ministrada pela professora e também gestora
educacional, Patrícia Rodovalho.
Em sua fala, a secretária municipal
da Educação, professora Juscéia Garbelini afirmou que ressignificar é a palavra
de ordem em tempos de BNCC. “Por isso nós estamos aqui compartilhando
experiências. O papel do gestor escolar é o de apropriar-se da BNCC, ter
intimidade com o Documento para que possa conduzir bem os trabalhos junto aos
professores e no diálogo que precisa ter com a Semed, sobre os passos da
implementação da BNCC”.
Para a professora Jerusa a rede
municipal de Palmas deve se preocupar em trabalhar a implementação da BNCC
tendo como foco o ensino-aprendizagem. “A escola deve se preocupar com o
ensino-aprendizagem, com o que os alunos estão aprendendo, como estão
aprendendo, como os professores estão ensinando, o que estão ensinando, essa
deve ser de fato a preocupação central. As escolas devem inverter essa ordem
dita hoje aqui: que os gestores deixem de se deter em 80% no administrativo e
se ocupem de fato com o pedagógico, com a aprendizagem do aluno, daí a
importância de se analisar os currículos, o funcionamento das escolas”, afirmou
destacando que a Semed está no caminho certo ao se preocupar em promover
formação a todos os atores envolvidos no processo educacional.
A diretora da Escola de Tempo
Integral Monsenhor Pedro Piagem, Marialice Thomáz Soares, disse que a formação
servirá para aprofundar os conhecimentos acerca da BNCC. “Esse documento vem
para estruturar todo o trabalho pedagógico dentro da escola, desde os pequenos
detalhes, até o objetivo final que é a aprendizagem do aluno. E como a nossa
rede vem buscando essa unidade na oferta do ensino, nós precisamos trabalhar
esse entendimento coletivo para que possamos construir uma rede de ensino
realmente eficaz. Essa formação é fundamental para alinharmos a nossa rede a
essa proposta do Governo Federal”, declarou.
O cronograma de atividades da
Formação deste primeiro semestre prossegue nos dias 25 e 26 de abril para
supervisores e orientadores.
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a
serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação
Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à
aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um
documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional,
colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais
justa, democrática e inclusiva.
Edição e postagem: Lorena Karlla