30 março 2019 às 11:11

Empreendedores do Polo Turístico de Taquaruçu são beneficiados com curso de Aperfeiçoamento em Condutor Local

Capacitação contempla o conhecimento técnico teórico/prático sobre as normatizações do turismo de aventura


Com objetivo de proporcionar um melhor atendimento ao turista/visitante ao Destino turístico de Taquaruçu, por meio da capacitação dos pequenos negócios que aderiram ao Projeto Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, teve início na manhã dessa sexta-feira, 29, o curso de Aperfeiçoamento em Condutor Local, que será concluído no próximo domingo, 31. Serão atendidos nesta etapa 15 empreendedores. 



A capacitação contempla o conhecimento técnico teórico/prático sobre as normatizações do turismo de aventura, no aperfeiçoamento das operações turísticas em áreas naturais e consequentemente um melhor atendimento ao visitante, com vistas a promover a competitividade do Destino Taquaruçu.



A primeira etapa do curso de Aperfeiçoamento em Condutor Local, com ênfase nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ocorreu no período de 21 a 28 de fevereiro desse ano. Os temas abordados no primeiro curso foi ABNT NBR 15285, que trata de turismo de aventura, liderança, competências de pessoal, ISO 21103, informações mínimas preliminares a clientes e ISO 21101, que aborda turismo de aventura e sistema de gestão da segurança. 



Já na segunda etapa a turma receberá aperfeiçoamento com ênfase na norma ABNT NBR 15285 com temas orientação, sobrevivência e salvamento, na zona rural de Taquaruçu. Serão abordados nesta vivencia são a liderança, competências de pessoal, aplicando na prática os tópicos de orientação, sobrevivência e salvamento. 



O treinamento está sendo ministrado pelo instrutor, Eliezer Contúrbia Neves, que tem experiência em táticas militares, assim como técnicas indígenas. A ideia é oferecer ao grupo conhecimentos em gerenciamento de crise, pensamento coletivo, quebra de paradigmas, planejamento, além de outras habilidades necessárias para assumir a liderança de turistas em áreas naturais. Trata-se de uma imersão de três dias no entorno de Taquaruçu, onde os alunos permanecem isolados e absorvidos no repasse de conhecimentos. Essa modalidade já foi aplicada desde 2005 nos estados de MT, GO e TO alcançando em média 350 profissionais capacitados durante esse tempo. 



O consultor Eliezer Contúrbia Neves relata que o curso proporcionará aos condutores capacitação para conduzir os turistas com segurança, dando a eles capacidade de agir em situações de risco. “Nesse curso eles aprenderão técnicas de sobrevivência, orientação e resgate nas áreas inóspitas, para, em caso de emergência, saberem agir. Eles passarão por testes reais, com instruções de obtenção de água e fogo de forma rústica, construção de abrigos, saber agir em situações de emergência e obter alimentos de origem animal e vegetal fornecidos pela natureza”, disse o consultor. 



A analista técnica do Sebrae – TO, Ana Flávia Borges, afirma que as realizações destes cursos, previstas no Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu propiciarão aos condutores locais um aperfeiçoamento do atendimento ao turista/visitante e uma ampliação nos cuidados e nas medidas de prevenção contra acidentes nos atrativos naturais e durante caminhadas. 



Para o proprietário de Agência de Turismo receptivo, Fernando Rodrigues, que está participando do treinamento e já atua nessa área, o curso além de uma reciclagem, é um motivador para exercer seu trabalho de forma segura. “O curso está sendo muito bom, pois nós que trabalhamos com turismo às vezes ficamos acomodados com o turismo que já desempenhamos no Tocantins, e com esse curso que está sendo aplicado com as normativas da ABNT, nos proporciona a conhecer e trabalhar corretamente, e assim evitar acidentes, e proporcionar um turismo seguro aos nossos turistas”, disse o empreendedor. 



A servidora da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Rosineide de Sousa, que exerce a função de atendente no Centro de Atendimento ao Turista (Catur), em Taquaruçu, falou da importância de receber essa qualificação, pois com os ensinamentos ela pode ter uma visão ampliada das normas de segurança. “Agora nesta próxima etapa vamos ver na prática como aplicar as normas de segurança, isso me dará uma base para exercer melhor o meu trabalho”, disse a servidora. 



Projeto


O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria iniciada em 2014 entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o Sebrae Tocantins e Nacional para estruturação da atividade de turismo nos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Dentre as principais atividades realizadas em benefício destas localidades estão capacitações profissionais, consultorias empresarias, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. O projeto em execução tem previsão de ter conclusão no final de 2019.





Edição e postagem: Lorena Karlla 

Tags: